Dia do Rádio: coordenador da emissora mais antiga de Xanxerê conta principais desafios

25 de setembro de 2018 18:17
Comunidade , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Dia do Rádio: coordenador da emissora mais antiga de Xanxerê conta principais desafios Foto: Karina Ogliari/Lance Noticias

Nesta terça-feira, 25 de setembro, é comemorado no Brasil o Dia do Rádio. A comemoração é nesta data porque no mesmo dia, em 1884, nascia Edgard Roquette-Pinto, responsável por fundar a primeira emissora radiofônica do país.

Em comemoração à essa data a equipe do Lance Notícias realizou uma entrevista com a primeira rádio de Xanxerê, a Rádio Princesa.

Fundada em 03 de junho de 1966, por Rovilho Bortoluzzi a Rádio Princesa AM rodava sua programação com mil watt de potência. Os comerciais eram gravados e rodados em cartuchos, depois passaram para CDS, até a chegada dos computadores.

Ademir Roberto é coordenador da Rádio Princesa há 33 anos, e comenta que as mudanças tecnológicas surgiram para agregar na busca por informações. “A concorrência veio para melhorar a qualidade dos comunicadores”, comenta.

Hoje a rádio é um dos meios de comunicação mais acessíveis que existe, “Você não consegue dirigir e ler, ou dirigir e ver, mas você consegue dirigir e ouvir”, diz Ademir.

Um dos funcionários mais antigos da rádio ainda trabalha na emissora, o radialista Jorge Luiz, que possui 39 anos na empresa.

A tecnologia fez com que os trabalhos em rádios se aprimorassem ainda mais. Ademar comenta que a busca pela informação já esteve mais difícil. Atualmente, com a chegada das redes sociais, o próprio ouvinte vira repórter sugerindo assuntos a serem abordados e colaborando assim com a informação.


Por: Direto da Redação

Deixe seu comentário

Saiba Mais