Animais

Lance Notícias | 13/05/2021 11:48

13/05/2021 11:48

61111 visualizações

Dia do Zooctenista: morador de Xanxerê e defensor da causa animal, conheça Vagner Ribeiro

Em Xanxerê, o zooctenista Vagner Ribeiro é uma referência quando se fala em cuidado e adestramento com cães. Neste dia 13 de maio, Dia do Zooctenista, o Lance Notícias conversou com o Vagner que conta a sua história e o seu trabalho dedicado aos animais. – Eu vim para Xanxerê para jogar futsal, vim para […]

Dia do Zooctenista: morador de Xanxerê e defensor da causa animal, conheça Vagner Ribeiro

Em Xanxerê, o zooctenista Vagner Ribeiro é uma referência quando se fala em cuidado e adestramento com cães.

Neste dia 13 de maio, Dia do Zooctenista, o Lance Notícias conversou com o Vagner que conta a sua história e o seu trabalho dedicado aos animais.

– Eu vim para Xanxerê para jogar futsal, vim para jogar na AFX em 2005 e nesse período enquanto jogava eu cursava a faculdade. Eu escolhi essa profissão, pois já tinha cães treinados em adestramentos e escolhi a profissão por ser bem ampla, poderia trabalhar nessa área de bem-estar animal, melhoramento genético e pensei que poderia encaixar bem e foi o que aconteceu – detalha.

Hoje, o Vagner possui o seu canil próprio onde realiza os atendimentos personalizados.

– Hoje trabalho com reabilitação, adestramento, bem-estar animal, nessa parte. A zooctenia encaixou perfeitamente com o que eu queria. Parei a profissão de atleta e segui como zooctenista e adestrador de cães – enfatiza.

No município, Vagner também realiza um trabalho social voltado aos cães de rua e até mesmo famílias que enfrentam dificuldades. Um dos seus projetos é o de coleiras refletivas, que ele coloca nos cães de rua. É uma forma de identificar os animais de rua e também os tornar mais visíveis, com o propósito de impedir de sejam atropelados, por exemplo.

– Tive muitos cães que me marcaram. A primeira foi a minha labradora que eu tive e que despertou esse interesse em adestramento. Ela já morreu, faz um tempinho. A outra foi a Dercy, uma vira-lata com poodle que foi abandonada e era muito agressiva. Eu fiz uma reabilitação com ela e ela ficou tão boa que participou de palestras comigo nas escolas. Hoje ela está aposentada, um pouco caduquinha, mas bem, firme e forte – finaliza.

 

 

Deixe seu comentário