Dia Estadual da Mulher Empresária é comemorado nesta quarta-feira (17)

17 de agosto de 2016 08:48
Comunidade Compartilhar no Whatsapp
Dia Estadual da Mulher Empresária é comemorado nesta quarta-feira (17) (Foto: Internet)

“Minha maior dificuldade no começo era viajar para São Paulo para fazer as compras, mas hoje, isso já não é mais um problema, por que a mulher tem mais liberdade, mas fácil acesso. Eu acho que a mulher tem mais visão, mais amor, a mulher é mais determinada”, destaca Renata Gallas da Costa Zorzo, empresária do ramo de vestuário há mais de 8 anos, de Xanxerê.

“Meu maior desafio foi o além de ser mulher, ser muito nova, acontece por exemplo, de chegar vendedores na farmácia e pedir para falar com a dona [risos]. Mas, de forma geral, estou sempre em busca do novo, procuro não me acomodar e isso garante o meu retorno, sem falar que, Deus é meu porto seguro, sem ele não sou nada”, comenta Dalcia Soares Calegarri, empresária do setor farmacêutico há mais de dois anos no município.

Nesta quarta-feira (17) é comemorado o Dia Estadual da Mulher Empresária. A data comemorativa nasceu com o projeto de lei da deputada Simone Schramm. Já a presidente do Ceme, Maria Aparecida Passos, comentou: ” O Dia Estadual da Mulher Empresária é um marco na história do CEME e com o auxílio da Alesc abrimos um espaço para consolidar essa data e valorizar essas mulheres que tanto fazem pela sociedade e pela economia catarinense”.

Segundo dados da pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), dos 23 milhões de empreendedores em estágio inicial no Brasil, 49% são homens e 51% são mulheres.

A pesquisa Tendências e Cenários sobre Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP) também aponta evolução da participação da mulher em atividades empreendedoras. Em 2000, 42% da população economicamente ativa era formada por mulheres. Atualmente, são 45% e a expectativa é de que cheguem a 49% em 2020.

O número de empreendedoras cresceu 21,4% no período de dez anos. A participação dos homens à frente dos micro e pequenos negócios, por sua vez, subiu 9,8% no mesmo período, de acordo com estudo do Dieese e Sebrae.

A pesquisa mostra ainda que as empresas comandadas por mulheres estão se mantendo mais no mercado. Na última década, subiu de 48% para 54% a taxa de empreendedoras com negócios em atividade há mais de cinco anos.

Ceme
O Conselho Estadual da Mulher Empresária (Ceme) é o braço feminino da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).  Formado pelos Núcleos das Mulheres Empresárias de todo o estado, o Ceme reúne hoje 51 núcleos que movimentam cerca de 900 mulheres empreendedoras.

O maior organismo representativo da classe empresarial feminina atua de forma intensa em todas as regiões do estado, fomenta o desenvolvimento pessoal e profissional, assim como a geração de negócios entre os diversos setores representados pelas participantes de núcleos de mulheres.

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais