Dia Mundial de Prevenção a Obesidade: 50% da população está acima do peso

11 de outubro de 2016 14:23
Comunidade , Saúde , Variedades Compartilhar no Whatsapp
Dia Mundial de Prevenção a Obesidade: 50% da população está acima do peso (Foto:Internet)

No dia 11 de outubro é comemorado o dia nacional da prevenção da obesidade. A Organização Mundial de Saúde aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde no mundo. Segundo dados do IBGE, a projeção é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso e mais de 700 milhões, obesos. O número de crianças com sobrepeso e obesidade no mundo poderia chegar a 75 milhões, caso nada seja feito.

No Brasil, a obesidade vem crescendo cada vez mais. Alguns levantamentos apontam que mais de 50% da população está acima do peso, ou seja, na faixa de sobrepeso e obesidade. Entre crianças, estaria em torno de 15%.

Segundo a nutricionista, Suellienn Centenaro, para prevenir o sobrepeso ou obesidade é necessário cuidar da alimentação, “é necessário ter uma dieta saudável e equilibrada, não exagerando nas comidas processadas, salgadinhos, refrigerantes e bebidas alcoólicas”.

Cuidados

Suellienn, destaca a importância da atividade física para que aconteça a perda calórica, “os cuidados vão desde fazer exames regulamente até praticar atividades físicas no mínimo três vezes por semana, para conseguir ter uma perda calórica suficiente para não ter sobrepeso ou obesidade. E claro, ter uma alimentação adequada, ingerido alimentos mais vezes ao dia e em menor quantidade”.

Tratamento para obesos

“É necessário procurar uma nutricionista para fazer um plano alimentar para perder peso saudavelmente, e sem fazer uso das dietas da moda sempre fazendo atividades físicas e tendo uma alimentação variada. Se caso o paciente estiver com alguma doença é necessário o acompanhamento médico”.

A obesidade está diretamente ligada às doenças cardíacas. A nutricionista salienta ainda que o melhor dia para aderir a uma vida mais saudável é hoje, pois quanto mais peso se ganha mais difícil é para perder, “nunca vai ser impossível de perder peso e mudar a rotina para uma mais saudável, mas quanto antes começar mais fácil será”.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais