Dia Mundial do Doador de Sangue: procura por doadores supera expectativas em Xanxerê

14 de junho de 2016 12:07
Comunidade , Saúde Compartilhar no Whatsapp
Dia Mundial do Doador de Sangue: procura por doadores supera expectativas em Xanxerê (Foto:Divulgação)

Hoje (14) é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Segundo o Hemosc, são colhidas anualmente 108 milhões de doações, metade em países de alta renda, onde estão menos de 20% da população do mundo. A taxa média de doação de sangue é nove vezes maior em países de alta renda do que nos de baixa renda.

Em Xanxerê o Hospital Regional São Paulo organizou uma campanha na qual vai acontecer na terça-feira (21) com oitenta vagas para doadores, no qual na mesma semana todas as vagas já foram preenchidas. A campanha foi realizada junto com o Hemosc, e a programação vai ocorrer o dia todo, no parque da Femi.

Como ocorre a Doação

Na doação é a retirada de aproximadamente 450 ml de sangue, através de inserção de uma agulha em um dos braços.
A coleta é feita por pessoal capacitado e sob supervisão de um médico ou enfermeiro, garantindo o bem-estar do doador. Doar sangue não dói, nem prejudica a sua saúde.

Porque doar sangue?

O sangue é um tecido vivo que circula pelo corpo, essencial à vida.
Todos os dias acontecem centenas de acidentes, cirurgias e queimaduras violentas que exigem transfusão, assim como os portadores de hemofilia, leucemia e anemias.
Além disso, doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Se cada pessoa saudável doasse sangue espontaneamente pelo menos duas vezes ao ano, os Hemocentros teriam Hemocomponentes suficiente para atender toda população. O sangue não tem substituto. Por isso a doação espontânea e periódica é fundamental. Uma única doação de sangue pode salvar várias vidas.
Doar sangue é uma atitude necessária, de solidariedade, cidadania e amor. (Dados: Hemosc)


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais