Dia Mundial do Doador de Sangue: solidariedade que salva vidas

14 de junho de 2019 10:48 | Visualizações: 1060
Comunidade , Saúde Compartilhar no Whatsapp
Dia Mundial do Doador de Sangue: solidariedade que salva vidas Foto: Divulgação

Neste dia 14 de junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data reforça a importância das pessoas serem solidárias e doar sangue até porque a demanda nos hospitais é grande e, apesar de todos os avanços da ciência, ainda não há nada que substitua o sangue.

No último mês, o Hospital Regional São Paulo utilizou de 522 bolsas de hemocomponentes. Por ser unidade referência para alta complexidade em cardiologia, com uma média de 40 cirurgias cardiovasculares por mês, pelo menos metade dessa quantia de bolsas é utilizada em pacientes dessa especialidade.

Por conta disso, o HRSP mantém uma Agência Transfusional dentro do hospital, administrando justamente a demanda de sangue gerada nos setores e o contato com o Hemocentro de Chapecó. Há cada quatro meses a agência também organiza uma campanha de doação, fazendo o transporte de doadores de Xanxerê até o Hemocentro, onde ocorre a captação.

– Nós temos uma lista de doadores cadastrados, entramos em contato com essas pessoas a cada quatro meses oferecendo a possibilidade de contribuir com a campanha. Também estamos sempre abertos ao cadastro de novos doadores. Qualquer pessoa, maior de 18 anos, pode entrar em contato conosco e se cadastrar na nossa lista – explica a enfermeira Géssica Stocco, responsável pela Agência Transfusional.

A doação de sangue é voluntária e não causa prejuízos ao organismo do doador. Com uma única doação é possível salvar até quatro vidas, uma vez que o material é separado em diferentes hemocomponentes: concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas, plasma e crio precipitado. Segundo o Hemosc, cada componente do sangue tem uma finalidade: Glóbulos vermelhos – servem para tratar anemias; Plasma (parte líquida do sangue) – serve para tratar hemorragias; Plaquetas – servem para tratar ou evitar sangramentos, e em pessoas que fazem quimioterapia.

Para se cadastrar e participar da próxima campanha basta entrar em contato com o HRSP pelo telefone (49) 3441-7777 ou ir diretamente ao Hemocentro de Chapecó e fazer uma doação espontânea. No Hemosc ainda é possível fazer o cadastro para doação de plaquetas e de medula.


Por: Carol Debiasi

Deixe seu comentário

Saiba Mais