Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte é lembrado nesta quarta-feira (25)

25 de maio de 2016 15:55
Comunidade , Economia Compartilhar no Whatsapp
Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte é lembrado nesta quarta-feira (25) Foto: Divulgação.

A data comemorativa, 25 de maio, foi criada pela Lei n.º 12.325, de 15 de setembro de 2010, com o objetivo de mobilizar a sociedade e os poderes públicos para a conscientização e a reflexão sobre a importância do respeito ao contribuinte.

Com isso a Receita Federal tem buscado aprimorar cada vez mais os serviços prestados à sociedade, indo em busca de realizar um serviço público mais ágil, fácil e confortável aos cidadãos, especialmente por meio da simplificação das obrigações tributárias e seus procedimentos, intensificando o atendimento à distância.

Um os meios encontrados foi o Portal e-CAC que representa dezenas de serviços disponíveis pelo canal de atendimento virtual, de forma totalmente segura, garantindo assim, o sigilo fiscal das informações. Com isso, o cidadão encontra cada vez mais conforto, tranquilidade, segurança e conveniência para obter os serviços que deseja via internet.

O Portal e-CAC é o canal responsável pelo maior volume de atendimentos prestados pela Receita Federal. Em 2015, foram mais de 127 milhões de serviços, representando 78 % de todo o atendimento prestado.

O período contabilizado este ano para o brasileiro pagar os tributos cobrados pelos governos federal, estadual e municipal é de janeiro a maio. Os tributos comprometem 41,08% dos rendimentos anuais do trabalhador brasileiro, que trabalha quase cinco meses por ano somente para realizar o pagamento dos mesmos.  (Fonte: Receita Federal)


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais