Dia Nacional do Atleta Paralímpico: nadador xanxerense conta sua história de superação

22 de setembro de 2017 09:07
Comunidade , Esporte em destaque , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Dia Nacional do Atleta Paralímpico: nadador xanxerense conta sua história de superação Ivonei possui 90 medalhas de ouro e é cadeirante há 10 anos. (Fotos: Arquivos pessoais)

Dia 22 de setembro é a data em que se comemora o Dia Nacional do Atleta Paralímpico. No Brasil, a data é comemorada de acordo com a Lei Nº 12.622 de 8 de maio de 2012.

Ivonei Borges, xanxerense, atleta paralímpico, possui mais de 90 medalhas. Ele é cadeirante há 10 anos, e a seis, é campeão brasileiro e atual recordista brasileiro dos 50 metros de nado livre. “Fiquei cadeirante faz 10 anos, foi no dia 18 de julho de 2007, onde uma agressão física me deixou tetraplégico”.

O paratleta iniciou as suas atividades no esporte em 2009 e comenta que o esporte mudou a vida. “O esporte mudou totalmente minha vida tanto profissional quanto pessoal. Ele me mostrou que nem tudo na vida está perdido, pois muitos depois de seu acidente ficam isolados do mundo, achando que a vida acabou, mas quando entra no esporte vê que a vida continua e que a cada dia você pode se superar”.

Neste ano, o atleta já conquistou 13 medalhas e tem como objetivo buscar uma vaga para as olimpíadas no Japão.

“Esse ano já ganhei 12 medalhas de ouro e uma de prata. Ainda tenho mais oito provas para nadar e buscar mais resultados. Tenho como meu primeiro objetivo chegar no Parapan, em Lima no Peru, e buscar uma vaga para as Paralimpíadas em Tóquio, no Japão”, diz.

Agradecimento

“Eu sempre agradeço a todos os meus patrocinadores, pois sem eles fica impossível chegar em algum lugar”, finaliza.

 


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais