Diante de resultado positivo, curso de cerveja artesanal é novamente ofertado em Xanxerê

10 de julho de 2019 09:49 | Visualizações: 1063
Educação Compartilhar no Whatsapp
Diante de resultado positivo, curso de cerveja artesanal é novamente ofertado em Xanxerê Foto: IFSC

Você gosta de apreciar uma boa cerveja? E, já pensou em fazer suas próprias receitas? O Instituto Federal de Santa Catarina oferece no câmpus de Xanxerê o curso FIC de Processamento de Cerveja Artesanal. As inscrições encerram no domingo (14) e podem ser feitas através do site.

Conforme a professora do IFSC desde 2011, bióloga, mestre e doutora em microbiologia e trabalha com cerveja desde 2015, Luciana Senter, o curso no primeiro semestre foi tão positivo que será ofertado neste segundo semestre de 2019. O curso de cerveja acontece nas segundas-feiras à noite com aulas teóricas e práticas a partir do dia 12 de agosto e segue até o dia 14 de outubro. O curso é gratuito para maiores de 18 anos de idade.

– O curso foi criado a partir de muitos pedidos e foi então que em 2017 o projeto foi escrito e tivemos 172 e 176 inscritos respectivamente em 2018-2 e 2019-1 para 20 vagas. Destes, 19 alunos iniciaram e concluíram cada um dos cursos, aprendendo na teoria e prática, conteúdos envolvendo a manipulação de alimentos, ingredientes, etapas do processo de produção, fermentação, envase, maturação e análise sensorial de cervejas artesanais – explica a professora.

Os alunos também aprendem no curso como planejar custos de cada produção de cerveja, uma forma de motivar os alunos a empreender. Realiza-se também visita técnica em uma microcervejaria da cidade.

–Todos os alunos nas turmas anteriores mostraram-se muito motivados ao concluir o curso, sendo que alguns já estavam fabricando sua própria cerveja em casa e outros esperando os equipamentos chegarem para iniciar a prática. A criatividade foi longe e em umas das turmas criou-se um rótulo com marca própria para cada receita elaborada que levou o nome “Gruta beer” – comenta a professora.

Os professores Manoela Alano Vieira (análise sensorial) e Ricardo Zanchett (análise de custos), também tiveram participação no curso.

O xanxerense Felipe Munhós Emanuelli conseguiu entrar na segunda turma do IFSC e participou do curso. Ele já fabrica cerveja artesanal há cerca de três anos e realizou o curso para aperfeiçoar as técnicas. Ele conta ainda que já produziu mais de 30 receitas diferentes de cerveja.

Cerveja artesanal de autoria do Felipe. Foto: Arquivo Pessoal

– Eu resolvi fazer o curso em busca de conhecimentos técnicos e científicos, pois o conhecimento que eu tinha antes do curso era baseado em prática, conhecimento adquirido de amigos e de outras pessoas que fazem cerveja, internet, então fui buscar novidades e conhecimento científico – explica Felipe.

Para ele, participar do curso foi gratificante para adquirir conhecimento e, inclusive, fazer novas amizades.

– Eu aprendi, além de novas receitas e técnicas, muito sobre boas práticas de fabricação e garantia da qualidade de fazer um bom produto, além de detalhes que passavam desperecido na parte pratica, então é muito válido fazer esse curso – finaliza Felipe.

Alunos visitam cervejaria em Xanxerê. Foto: IFSC


Por: Carol Debiasi

Deixe seu comentário

Saiba Mais