Variedades

Lance Notícias | 08/07/2020 18:30

08/07/2020 18:30

94285 visualizações

Dieta vegana e gestação combinam? Uma xanxerense prova que sim!

Mariana Richardt é uma xanxerense que reside em Santiago, no Chile, há cerca de três anos. Hoje, ela que está gestante de 23 semanas, conta sobre como mantém uma gestação saudável e equilibrada seguindo uma dieta vegana, a qual adotou por problemas de saúde. Diagnosticada com ovários policísticos ainda muito nova, ela conta que como […]

Dieta vegana e gestação combinam? Uma xanxerense prova que sim!

Mariana Richardt é uma xanxerense que reside em Santiago, no Chile, há cerca de três anos. Hoje, ela que está gestante de 23 semanas, conta sobre como mantém uma gestação saudável e equilibrada seguindo uma dieta vegana, a qual adotou por problemas de saúde.

Diagnosticada com ovários policísticos ainda muito nova, ela conta que como é de praxe nesses diagnósticos, o tratamento começou com o uso do anticoncepcional.

– Minha transição para o veganismo foi motivada por problemas na saúde. Eu comecei a tomar anticoncepcional ainda com 11 anos, isso porque fui diagnosticada com cistos nos ovários, o que no decorrer dos anos, motivou minha ginecologista dizer que eu teria problemas para engravidar. Com 23 para 24 anos eu tive princípio de trombose, ocasionado pelo uso do anticoncepcional. Eu não precisei de cirurgia, mas pela gravidade do quadro, o medicamento foi excluído da minha vida. Mas, era exatamente o uso dele que impedia o aparecimento dos cistos – contou ela.

Quando Mariana parou de tomar anticoncepcional surgiram problemas na pele, seu ciclo menstrual desregulou novamente, e os cistos reapareceram. Ela lembra que ao procurar orientação médica sobre como proceder, ouviu que teria que fazer o uso do anticoncepcional para o resto da sua vida, mas como faria isso, se o uso medicamento quase lhe custou a vida?

– Eu lembro que estava em Xanxerê quando o médico me falou isso, então, ao retornar a cidade do México, onde residia na época, busquei um especialista em ginecologia, para solucionar meus problemas de saúde. Foi assim que descobri que a alternativa seria mudar meus hábitos alimentares – disse.

Assim, um novo estilo de vida começou a surgir, como uma forma de solucionar os males que estavam lhe tirando o sono.

– Eu nunca fui carnívora. Quando visitava meus pais no Brasil sempre era recebida com peixe na grelha, com alguma sorte comia um coraçãozinho no espeto. Mas sempre muito pouco. Então eu busquei uma nutricionista vegana e expliquei a ela meu caso – comentou.

Mas isso não aconteceu de uma hora para outra. No início Mariana diz que foi bastante relutante a buscar esse meio, até mesmo pela cultura em que ela e a maior parte da população é criada, com consumo de carnes e de lácteos.

– Meu marido é vegano há cerca de oito anos. Então ele me ajudou muito a entrar neste estilo de vida. Eu fiz exame antes de começar, e cerca de um mês e meio depois de ter começado fiz novamente, e não existiam mais cistos nos meus ovários – contou.

A partir daí tudo melhorou, ela ganhou mais energia, disposição e saúde, aliás comprovadamente, porque depois de uma vida toda precisando fazer suplementação conta a anemia, hoje seus índices de ferratina estão perfeitos.

Então, com a saúde em dia, ela decidiu que havia chegado a hora de ser mãe.

– Eu tive dois abortos durante o início do processo. Não se sabe o porquê, fiz vários exames para saber se havia relação com algo, mas não descobrimos. Agora estou gestante de 23 semanas e minha médica garante que minha alimentação é um dos motivos para ter conseguido dar continuidade a esta gestação – comentou.

Conforme a própria médica diz, sua alimentação saudável é um dos fatores principais para a formação do bebê e sua gestação saudável.

– Meu bebê é uma menina, ela está crescendo super saudável, forte e grande, dentro da normalidade de qualquer gestação. Meu peso está aumentando de acordo com o crescimento dela, também dentro da normalidade. Minha saúde está perfeita. Óbvio que é muito importante o acompanhamento nutricional, mas isso é algo que todos deveriam fazer – disse.

O veganismo é um estilo de vida, é uma cultura que vai muito além da alimentação. Mariana está feliz da vida, chegando aos seis meses de gestação, saudável, com seu bebê saudável e pronta para motivar a muitas pessoas a aderirem a este estilo de vida.

Campanha que fotografou ao 4º mês de gestação

 

Registro do 5º mês

 

Registro atual do 6º mês

Deixe seu comentário