Saúde

Lance Notícias | 09/09/2021 18:30

09/09/2021 18:30

62080 visualizações

Diversos bairros são considerados infestados pelo mosquito da Dengue, em Xanxerê.

Com a chegada da primavera, às temperaturas tendem a ficarem mais altas. Neste período, é importante relembrar os cuidados com o mosquito da dengue. Quando as temperaturas ficam mais altas devido a chuvas passageiras e sol, o mosquito se reproduz ainda mais rápido. O calor é responsável na aceleração do ciclo de vida do mosquito […]

Diversos bairros são considerados infestados pelo mosquito da Dengue, em Xanxerê.

Com a chegada da primavera, às temperaturas tendem a ficarem mais altas. Neste período, é importante relembrar os cuidados com o mosquito da dengue.

Quando as temperaturas ficam mais altas devido a chuvas passageiras e sol, o mosquito se reproduz ainda mais rápido. O calor é responsável na aceleração do ciclo de vida do mosquito além de potencializar a multiplicação da virose dentro do mosquito, o que aumenta as chances de contágio das doenças transmitidas pelo vetor. É o que explica a coordenadora do programa de combate ao mosquito da Dengue de Xanxerê, Janete Rodrigues.

Até o momento, o município de Xanxerê já detectou 17 casos suspeitos da doença. São quatro casos confirmados, dois casos foram contraídos fora do município e outros dois são autóctones, ou seja, foram adquiridos dentro do município.

A coordenadora do programa, Janete Rodrigues informa à reportagem do LN que no momento, o município conta com 12 agentes de campo. As visitas deveriam ser realizadas a cada dois meses, mas, devido a pandemia e o número reduzido de agentes, não estamos conseguindo atingir a meta.

Xanxerê contabiliza 603 focos do mosquito da Dengue, não houve nenhum caso de Zika e Chikungunya no município. A apenas um caso suspeito de Chikungunya foi encontrado, o qual foi descartado.

Segundo a Coordenadora do programa, todos os bairros estão infestados, alguns com maior ou menor número de focos. Destaca-se o Bairro João Winckler, centro Nª Sª de Lourdes, Matinho, La Salle, Sao Pedro, Veneza e São Jorge.

O Bairro Monte Castelo há menos número de focos, já o Bairro Vista Alegre é onde encontra-se mais focos.

A coordenadora salienta que o cemitério é um dos locais onde mais se encontra focos, isso se dá devido às flores que são deixadas com recipientes que fazem o acumulo de água.

As principais recomendações são:

– Não deixar água acumulada;

– Evitar usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;

– Mantenha lixeiras tampadas;

– Deixar os tanques utilizados para armazenar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;

– Plantas como bromélias devem ser evitadas pois acumulam água.

– Tratar a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;

– Lavar com escova os potes de comida e de água dos animais, no mínimo uma vez por semana;

– Retirar a água acumulada em lajes;

– Limpar as calhas evitado que galhos ou outros objetos não permitam o escoamento adequado da água;

– Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em vasos sanitários pouco usados e mantenha a tampa sempre fechada;

– Guardar garrafas com o gargalo virado para baixo;

– Evitar acumular entulho, pois podem se tornar criadouros do mosquito;

– O município conta com o sistema de recolhimento de lixo, “faça a coisa certa” mantenha seu imóvel limpo e organizado evitando assim a proliferação do “Aedes aegypti “transmissor várias doenças como: Zica Vírus, febre Chikungunya, Febre Amarela, Dengue, Mayaro vírus da família do vírus da Chikungunya além todas doenças graves que podem levar a morte – finaliza Janete.

Deixe seu comentário