Doação de sangue: a importância de doar em todas as estações do ano

10 de julho de 2017 10:41
Comunidade , Lance Notícias , Saúde , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Doação de sangue: a importância de doar em todas as estações do ano Fotos: Rafaela Forchesatto/ Lance Notícias

A doação de sangue é um ato simples e seguro que pode salvar a vida de inúmeras pessoas. No inverno, essas doações acabam diminuindo, porém, a demanda dos Hospitais, é a mesma em todos os períodos do ano. No Hospital Regional São Paulo, em Xanxerê, são usados por mês, cerca de 350 bolsas de sangue, principalmente em cirurgias cardíacas.

A enfermeira Josilene Martinelli, destaca que no inverno ocorre a diminuição de doações, também pelo fato das doenças típicas da estação, “as doações de sangue diminuem no inverno porque as pessoas saem menos de casa e também, pelas doenças típicas do inverno, se a pessoa teve um resfriado ela não vai conseguir doar, então por esses dois fatos diminui”, ressalta Josilene.

Para ser doador é necessário estar na faixa etária entre 16 e 60 anos, estar bem alimentado e não ter ingerido bebida alcoólica ou qualquer tipo de droga. A coleta do sangue é realizada no Hemosc em Chapecó, o HRSP disponibiliza o transporte até a cidade gratuitamente. É realizada uma triagem para saber se o doador está apto a realizar o procedimento.

Algumas vezes no ano, o Hemosc Chapecó vem até Xanxerê e realiza campanhas de doação de sangue, assim os interessados não necessitam se deslocar até outra cidade. Porém, é necessário doar sangue sempre que possível, pois algumas vidas não podem esperar até uma próxima campanha, como comenta Josilene, “a gente pede que mesmo com frio, com aquela preguiça, que as pessoas continuem fazendo as doações, pois a demanda no inverno é igual aos outros períodos do ano, muitas pessoas precisam de sangue todos os dias. Quem quiser doar, pode entrar em contato que não vai pagar nada, é emitido um atestado para quando for doar e precisar faltar o trabalho”, finaliza.

Se comprometendo a doar sangue sempre que estiver apto, o doador recebe uma carteirinha, no qual traz os seguintes benefícios:

– Prioridade no atendimento à saúde, como em consultas médicas e odontológicas no âmbito estadual, junto ao SUS;
– Prioridade em marcação de exames, junto ao SUS;
– Aquisição de meia-entrada em todos os locais públicos;

Quem deseja ser doador, deve entrar em contado com a Agência Transfusional do Hospital Regional São Paulo, pelo telefone 3441-7760, falar com Josiane ou Mateus, ou no Hemosc em Chapecó, pelo telefone 3700-6400.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais