Doe sangue: HRSP programa coleta para o fim deste mês

5 de maio de 2017 13:44
Comunidade , Saúde , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Doe sangue: HRSP programa coleta para o fim deste mês (Foto: Alessandra Bagattini/Lance Notícias)

A agência Transfusional do Hospital Regional São Paulo, de Xanxerê, trabalha em conjunto com Centro de Hematologia e Hemoterapia da Santa Catarina (Hemosc), de Chapecó. O Hospital de Xanxerê disponibiliza o transporte para os doadores até o Hemosc, Estimulando a doação de sangue no município. Para este mês de maio, no dia 29, um grupo deverá sair de Xanxerê e deslocar até Chapecó para fazer a doação. O transporte sairá do município nas primeiras horas da manhã e no início da tarde retorna.

A enfermeira Josilene Martineli, explica que para doar sangue é necessário que a pessoas tenham entre 16 e 67 anos, peso superior a 50kg, documento de identificação com foto, estar alimentado, sendo que a idade máxima para primeira doação é 60 anos. Para realizar a doação é necessário abrir um cadastro.

“Primeiramente é feito um cadastro, logo em seguida o sangue retirado é submetido aos exames específicos, logo após, suas frações são divididas para que possa ser feita uma melhor utilização deste. Assim, plaquetas, hemácias, plasma e crioprecipitados, podem ser utilizados em pacientes distintos, para situações também distintas” explica Martineli.

A enfermeira salienta a importância de ser um doador. “É necessária a doação de todos os tipos sanguíneos, sendo que O negativo é o mais procurado, por ser o doador universal é o mais usado na emergência”, explica.

A enfermeira também comenta o intervalo entre uma doação e outra.

“Depois de doar sangue as Mulheres devem esperar quatro meses para poder doar novamente, os homens apenas três. Vale ressaltar que uma doação pode ajudar até cinco pessoas”, comenta a enfermeira.

Para doar é necessário entrar em contato com Hemosc ou Agência Transfusional do Hospital Regional São Paulo, sendo encaminhado doadores de qualquer tipo sanguíneo.  Lembrando que os doadores ganham atestado por estar doando sangue e por direito ganham um dia de folga.

Um simples gesto pode salvar vidas.

enfermeira Josilene Martineli (Foto: Patrícia Silva/Lance Notícias)

 


Por: Direto da Redação

Deixe seu comentário

Saiba Mais