Dois alunos do IFSC de Xanxerê embarcam para Portugal realizar intercâmbio

12 de março de 2019 08:52 | Visualizações: 1961
Educação Compartilhar no Whatsapp
Dois alunos do IFSC de Xanxerê embarcam para Portugal realizar intercâmbio Foto: divulgação

Dois alunos do Campus Xanxerê embarcaram, no domingo (10), rumo a Portugal. André Friedrich e Tamires Carolina Granosik ficarão três meses do outro lado do Oceano Atlântico para participar do programa de intercâmbio do IFSC, o Propicie.

André, estudante do 7º semestre de Engenharia Mecânica, está na cidade de Setúbal. Irá participar do projeto Flexibilidade nos sistemas de energia elétrica. Trata-se de um projeto na temática das energias renováveis e eficiência energética, pensando em formas de diminuir o consumo de energia elétrica e aumentar o uso de energias renováveis.

Tamires, aluna do 5º semestre do Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio, está na cidade de Beja. Vai participar do projeto Gestão sustentável de fitofármacos em olival, vinha e culturas arvenses.

Os estudantes do Campus Xanxerê tinham o sonho de conhecer outro país. André sempre quis conhecer novas culturas, novas visões, novos lugares.

– E isso vai agregar muito no meu currículo e consequentemente na minha carreira profissional e acadêmica – diz.

Já Tamires despertou esta vontade quando começou a estudar inglês.

–O intercâmbio proporciona um conhecimento imensurável, tanto na área profissional quanto pessoal, criando muita independência e autonomia – destaca.

Para conseguir uma vaga, tanto André quanto Tamires prepararam-se praticamente desde o início do curso.

– A primeira coisa é ter boas médias no curso, portanto estude sempre para tirar boas notas, pois o sistema de seleção é por meio da média geral. Depois, é importante estudar e praticar inglês. Mesmo que não se sinta confiante com o inglês, não tenha medo de se inscrever, as chances de conseguir são reais – afirmam.

 

Quer fazer um intercâmbio?

Neste mês de março, os alunos selecionados no Propicie 15 estão embarcando para seus destinos internacionais. Será possível acompanhar suas experiências pelo Blog dos Intercambistas.

De acordo com a Assessoria de Assuntos Estratégicos e Internacionais do IFSC (Assint), o próximo edital do Propicie está previsto para ser lançado no final de abril. Os alunos interessados podem acompanhar as informações pela página de intercâmbio e já ir providenciando alguns documentos como passaporte e vistos, além de aprender um segundo idioma.


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais