Saúde

Lance Notícias | 19/10/2018 14:21

19/10/2018 14:21

95273 visualizações

Dores na coluna? Especialista comenta causas e passa orientações

É bastante comum a dor na coluna. E, não apenas no público de maior idade, os jovens também sofrem com este problema. O doutor Lourival Landgraf Junior, ortopedista e traumatologista, destaca que é fundamental a orientação de um profissional para evitar a progressão da doença. “Pode ter pessoas mais jovens que podem ter dores na […]

É bastante comum a dor na coluna. E, não apenas no público de maior idade, os jovens também sofrem com este problema. O doutor Lourival Landgraf Junior, ortopedista e traumatologista, destaca que é fundamental a orientação de um profissional para evitar a progressão da doença.

“Pode ter pessoas mais jovens que podem ter dores na coluna, depende bastante da rotina, do trabalho. Mas, de forma geral a maioria do público é de pessoas de mais idade. O correto é sempre procurar um médico, pois pode ser uma dor passageira, mas também pode ser uma hérnia de disco, infecção, ainda mais em casos aonde a dor fica indo e voltando e também dores mais fortes que persistem”, destaca.

O tipo de dor na coluna mais comum é devido a postura: permanecer muito tempo em pé ou sentado.  “Essa é uma das questões mais comuns, a forma mecano postural, quando fica muito tempo sentado, ou em pé. Mas, esse quadro de dor é por fadiga muscular, ela enfraquece, e então, pode aparecer outros problemas.  Geralmente uma atividade física, fortalecimento muscular já pode resolver”.

O doutor explica ainda que existem trabalhos específicos de fortalecimento muscular, para ajudar aqueles que sofrem com as dores nas costas.

“Falando em coluna, é importante fazer um exercício específico para essa região, musculatura do core, que é lombar e abdominal, mas sempre acompanhado de um profissional. É melhor, quando está com dor ir ao médico, que ele vai encaminhar, se for necessário ao fisioterapeuta, educador físico, de acordo com cada caso”, finaliza.

O Dr. Lourival atende em Xanxerê, na Rua Santos Marinho, 285, centro, em frente ao Hospital Regional São Paulo. Mais informações ligue 3433- 7165.

 

 

Deixe seu comentário