Edital de linguagens é cancelado em Xanxerê e revolta artistas municipais

12 de junho de 2019 15:38 | Visualizações: 1061
Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Edital de linguagens é cancelado em Xanxerê e revolta artistas municipais Foto: Google Maps

Ainda em março de 2019, o Lance Notícias divulgou a relação dos projetos contemplados pelo Edital de Linguagens 2019, promovido pelo Departamento de Cultura. Oito deles foram selecionados para receber recursos provenientes do Fundo de Cultura, sendo um total de R$ 160 mil que serão divididos pelos artistas contemplados com o Edital.

No entanto, por motivo não revelado, o edital foi cancelado, fato que revoltou os artistas municipais.

– O Conselho Municipal de Cultura de Xanxerê, criado para incluir a cidade no Sistema Único Nacional de Cultura, buscou cancelar o Edital de Linguagens 2019, e além de provocar a paralização na produção cultural deste ano, nem sequer teve a delicadeza, de enviar nota ou reunir os grupos e artistas contemplados neste edital para dar uma explicação. Os artistas que foram contemplados, gastaram tempo, dinheiro, comemoraram o fato de serem selecionados, e de repente, sem uma justificativa plausível, só foram informados informalmente de que tudo estava cancelado – comenta o artista Neri de Paula.

Em entrevista com a diretora de Cultura, Aguinetes Barfknecht, ela comenta que prefere não se manifestar neste momento e que em breve uma nota oficial deve ser divulgada.

Nota emitida:

“A decisão do cancelamento do Edital de Linguagens foi do Conselho Municipal de Cultura. Sendo assim, a administração não possui gerência sobre o Conselho, pois tem composição paritária entre governo e sociedade civil. O novo edital é desenvolvido por uma comissão, formada por decreto 285/2019, e precisa respeitar os prazos legais para lançar novas informações e diretrizes”

 

 

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais