Eleição OAB: chapa 101 destaca principal projeto para Xanxerê

5 de novembro de 2018 14:37 | Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Eleição OAB: chapa 101 destaca principal projeto para Xanxerê Foto: divulgação

Neste mês de novembro, no dia 28, acontece a votação para eleger a nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subsecção de Xanxerê. Nesta edição, concorrem duas chapas no município de Xanxerê, sendo a 101 Advocacia Unida e 102 Renovação e Trabalho pela Ordem.

Diante do cenário, o LANCENOTICIAS.com.br, entrevistou as duas chapas para expor os principais projetos e ideias.

Confira abaixo a entrevista com Fernanda Oliveira, candidata a presidente da Chapa 101 Advocacia Unida.

“Eu me formei em 1999. Logo após, no ano de 2003 fui convidada para assumir uma comissão na OAB. Para os cargos de diretoria e composição do conselho, é exigidos, entre outros requisitos, cinco aos de inscrição nos quadros da OAB. Logo que completei 5 anos, fui convidada para assumir o cargo de secretária adjunta. Na gestão seguinte, fui secretária geral, sendo que posteriormente, por suas gestões, fiz parte do Conselho de Ética. Na última gestão, não fiz parte da composição da subseção, mas sim da OAB, Seccional de Santa Catarina – em Florianópolis – como conselheira estadual suplente. Este é meu histórico na OAB”, destaca.

Fernanda, que é natural de Xanxerê, frisa que o maior objetivo é dar plena e total atenção às prerrogativas dos aos advogados, atuando com inovação, e destaque à mulher advogada e aos jovens advogados.

“O lema é inclusão, para que todos possam, de alguma forma, participar. Conversamos muito sobre a inclusão da mulher advogada, e se aqui na nossa região atualmente não temos problemas com algum tipo de preconceito, é porque outras mulheres, antes de nós, assumiram o encargo de nos defender e nos incluir. A campanha de inclusão da mulher advogada é do Conselho Federal e da Seccional, na pessoa da Dra. Claudia Prudêncio, com quem aprendi muito nestes três últimos anos. Nós encampamos essa mesma ideia, tanto que a nossa diretoria tem três mulheres e dois homens, e também várias mulheres advogadas que compõe nosso conselho. Trabalhamos também pensando muito nos jovens advogados. No começo da profissão todos apresentam algum tipo de dificuldade – quem diz que não tem nenhuma, provavelmente, está mentindo! Nossa ideia é essa recepção aos jovens advogados, no sentido de que eles se sintam acolhidos e principalmente, que eles participem da OAB”.

O trabalho voltado à OAB é voluntário. Fernanda salienta ainda que a Chapa 101 é composta por cerca de 50% de advogados que não tinham ainda participado da gestão da OAB, e é justamente isso que ela busca: a inclusão.

“Temos pessoas novas, outras mais antigas, até porque a experiência é importante, a OAB não é uma instituição para testes. A falta de experiência em alguns casos pesa. Por isso que fizemos questão de convidar para participar conosco membros que ainda não ocupavam qualquer cargo da OAB, mantendo também a participação de advogados experientes que podem contribuir de forma efetiva à nova gestão”.

Por fim, Fernanda detalha a importância da OAB para a comunidade e destaca que se a chapa for vencedora, vários são os projetos inovadores, mas um dos principais que está sendo retomado pela sua equipe é o OAB Vai à Escola.

“A OAB pode – e deve – participar de todos os segmentos da comunidade. A intenção da equipe é justamente essa: introduzir membros da OAB em vários segmentos, para que possamos interferir de forma afirmativa e que favoreça à comunidade. Um projeto que traremos de volta é o OAB Vai à Escola, cujo principal objetivo é orientar alunos das escolas públicas e privadas da nossa Subseção sobre a importância dos direitos humanos, e principalmente da cidadania, falando sobre a nossa Constituição, despertando o espírito desde jovens, incentivando sua participação e destacando que todos fazemos parte de um sistema, que não basta simplesmente participarmos disso votando. É necessária a participação fiscalizando e buscando seus direitos. Se nós nos elegermos, esse projeto será um dos nossos principais focos e retornará”, finaliza.

A votação acontece no dia 28 de novembro, na sede da OAB Subseção de Xanxerê e cerca de 429 advogados estão aptos a votar. A subseção de Xanxerê compreende ainda os municípios de Abelardo Luz, São Domingos, Ouro Verde, Ipuaçu, Faxinal dos Guedes, Ponte Serrada, Passos Maia e Vargeão.

Nesta terça-feira (06), acompanhe a entrevista com o candidato a presidente da Chapa 102 Renovação e Trabalho pela Ordem, Maicon Imbes.


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais