Eleições OAB: chapa 102 destaca projeto para Xanxerê e região

6 de novembro de 2018 18:35 | Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Eleições OAB: chapa 102 destaca projeto para Xanxerê e região

No dia 28 de novembro, advogados, membros da Ordem dos Advogados do Brasil (AOB), subseção de Xanxerê, irão eleger a nova diretoria. Nesta eleição, duas chapas concorrerão ao pleito: chapa 101 (Advocacia Unida) e chapa 102 (Renovação e Trabalho pela Ordem).

Diante do cenário, o LANCENOTICIAS.com.br, entrevistou as duas chapas para expor os principais projetos e ideias.
Confira abaixo entrevista com o candidato a presidente da chapa 102, Maicon Imbes.

“Após 24 anos de eleições com chapa única – chapas de sucessão – percebemos a insatisfação de vários colegas com a ausência de representatividade e força da OAB para com a classe dos advogados de nossa subseção. Trata-se não de insatisfação com as pessoas que dela participam, que destinam seus tempos para lutar pela classe, mas de medidas mais enérgicas que demonstrem a força da Ordem dos Advogados e dos profissionais que são essenciais à justiça perante outras instituições. Foi neste contexto que surgiu o movimento de renovação da OAB, renovação de membros e ideias, para que a classe saia do ostracismo e passe, novamente, a ser vista pela sociedade como forte e independente. O grupo de advogados que compõe a chapa 102 é um grupo diversificado, que visa renovação, sem, no entanto, deixar de preocupar-se com o respaldo de advogados mais antigos e experientes, inclusive com a participação de antigos presidentes da OAB, que estão compondo conosco no conselho”.

Maicon destaca que o objetivo maior da chapa 102 é devolver a ordem dos advogados para os advogados, sem qualquer interesse pessoal ou político, mas que resulte em benefícios para a classe. Ele destaca ainda um dos projetos que pretende retomar: o SOS Advogado.

“Hoje vemos a necessidade que a nossa representatividade seja devolvida. A OAB e o advogado devem retomar o caráter de protagonismo, pois são peças essenciais à justiça e à democracia. No nosso ponto de vista, a Ordem dos Advogados deve estar para os advogados independente de interesses políticos, pessoal ou externos. A nossa grande busca é pela independência da Ordem, com reaproximação dos advogados das outras comarcas e fortalecimento da classe com um todo. Nós temos diversas propostas que estamos lançando nas redes sociais. Por exemplo, o projeto SOS Advogado: os advogados terão acesso direto, 24 horas por dia, a um membro da Ordem e do conselho. A ideia é que o advogado que esteja em alguma situação de dificuldade no exercício da advocacia possa ter assistência dos membros do conselho, que ficarão de plantão, para auxiliá-lo na defesa das prerrogativas dos advogados. Esse é um projeto grandioso, pois visa o fortalecimento da classe, o respaldo perante o cliente e, em geral, a defesa das prerrogativas do advogado, que atinge diretamente os anseios da comunidade. Outro projeto é a retomada da OAB perante à sociedade, com um posicionamento firme, independente, a OAB tem que ter uma posição diante de situação”.

A votação acontece no dia 28 de novembro, na sede da OAB Subseção de Xanxerê e cerca de 429 advogados estão aptos a votar. A subseção de Xanxerê compreende ainda os municípios de Abelardo Luz, São Domingos, Ouro Verde, Ipuaçu, Faxinal dos Guedes, Ponte Serrada, Passos Maia e Vargeão.

 

 

Confira a entrevista com a chapa 101 clicando AQUI.

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais