Eleitores vão às urnas em seis de outubro para elegerem conselheiros tutelares

26 de junho de 2019 11:15 | Visualizações: 122
Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Eleitores vão às urnas em seis de outubro para elegerem conselheiros tutelares (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

No dia seis de outubro deste ano, eleitores de todo o país irão às urnas para elegerem os conselheiros tutelares de suas respectivas cidades. Em Santa Catarina, a eleição ocorre nos 295 municípios do estado, com apoio operacional do TRE-SC. Em Xanxerê as inscrições do candidatos podem ser feitas até esta quinta-feira (27).

Os interessados realizam a entrega da documentação no centro administrativo. O horário de atendimento é das 7h às 13h na Diretoria de Transparência, Ouvidoria e Controle Social, no 2º andar do prédio da Prefeitura.

Todos os eleitores que estiverem com o cadastro regularizado até oito de julho estão aptos a votarem. Aqueles eleitores que por ventura estejam irregulares ou tenham que transferir o título de cidade têm até essa mesma data para realizar o procedimento e estarem habilitados a votar nas eleições para conselheiro tutelar.

Ao todo, serão cerca de 1.500 conselheiros eleitos no estado, sendo ao menos cinco por cidade. A Resolução 139 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente prevê que a escolha dos conselheiros tem que ser realizada de maneira direta pela população da respectiva cidade.

O TRE-SC atuará na eleição fornecendo arquivos dos cadernos de votação para impressão, suporte operacional e logístico e treinamento de técnicos para atuação no dia da votação. Além disso, 120 cidades irão usar a urna eletrônica na eleição.

O grupo de trabalho interinstitucional, criado para acompanhar todo o processo de escolha dos membros dos conselhos tutelares, é formado por integrantes do TRE-SC, MPSC, FECAM, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação e Associação Catarinense de Conselheiros Tutelares.

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais