Em breve Xanxerê contará com Posto do Centro de Valorização da Vida

4 de julho de 2019 13:12 | Visualizações: 120
Câmara de Vereadores Compartilhar no Whatsapp
Em breve Xanxerê contará com Posto do Centro de Valorização da Vida Foto: divulgação

Representando as voluntárias do Centro de Valorização da Vida – CVV, de Chapecó, Osana Simon participou da sessão da Câmara nesta quarta-feira (3), para sensibilizar os vereadores sobre a importância do trabalho desenvolvido. Agradeceu o auxílio do presidente da Câmara Municipal para a entidade, juntamente com a secretária de saúde do município que vai disponibilizar uma sala para atendimento.

O CVV é uma entidade sem fins lucrativos que atua a 57 anos nesta atividade. O serviço consiste em trabalhar a prevenção ao suicídio através do diálogo e do sigilo.

A partir de agora será oferecido a comunidade em geral, mais um posto de atendimento com mais voluntários, abrindo a possibilidade de atendimento às pessoas que estão num momento de sofrimento. O posto de Xanxerê será o de número 111 na rede nacional de atendimento.

— O CVV oferece de várias formas de contato, um atendimento de apoio emocional para aquelas pessoas que queiram e precisam desabafar, naquele momento difícil em que as pessoas se encontram, a gente pode dizer, que diariamente o CVV recebe 9 mil contatos. É muito importante que mais pessoas se integrem a este grupo para que se possa diminuir o número de pessoas que não são atendidas — afirmou Osana Simon.

Destacou ainda estar recebendo um apoio do poder público, como resultado das políticas públicas aprovadas neste ano. O trabalho consiste de incentivar a saúde mental pois pode ser diminuído uma série de problemas somente com a prevenção, com apoio emocional para as pessoas que estão num momento difícil de sua vida, como um amigo temporário.

Informou que a cada ano, 805 mil pessoas cometem suicídio, ou seja, morrem vítimas do suicídio. Estas pessoas que estão num processo de dor e sofrimento muito intensos atingem atualmente um maior número de vítimas entre jovens e adolescentes. Onze mil e quatrocentas pessoas por ano que se suicidam no Brasil.

— E o que leva uma pessoa à depressão ou tentativa de suicídio? É a dor, sofrimento, angústia e ela não sabe como lidar com este problema. Para o Centro de Valorização da Vida, falar e viver, é a melhor solução, sendo uma ferramenta oferecida pela CVV de forma gratuita, sigilosa e anônima — citou a representante da entidade.

Os meios para entrar em contato com o CVV é o telefone 188, graças a um convênio com o Ministério da Saúde em 2018. Em breve a entidade estará em atividade aqui em Xanxerê disponibilizando também o telefone emergencial gratuito junto com o atendimento presencial e palestras, que são outras formas que o serviço de prevenção oferece, num trabalho da rede com os demais órgãos públicos do município.

O Presidente da Câmara Municipal agradeceu e parabenizou a toda equipe de trabalho do Centro de Valorização da Vida.

— A gente reconhece e é solidário nestas ações desenvolvidas de forma voluntária. O Poder Legislativo sempre estará de portas abertas para discutir melhorias e encontrar as melhores soluções para atender a comunidade — finalizou Arnaldo Thomaz Almeida Lovatel.

 

 

material de responsabilidade da Câmara de Vereadores de Xanxerê


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais