Em dois anos, Casa Acolhedora Madre Bernarda já abrigou mais de mil pessoas em Xanxerê

24 de julho de 2017 15:55
Comunidade , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Em dois anos, Casa Acolhedora Madre Bernarda já abrigou mais de mil pessoas em Xanxerê Associação Beneficente Voluntários de Madre Bernarda. (Foto: Divulgação)

Ter algum familiar internado em um hospital, além de ser muito doloroso para a pessoa, acaba mudando a rotina de muitos familiares que deixam suas casas e vidas de lado para se tornar acompanhantes. Pensando em melhorar essas condições, o Hospital Regional São Paulo (HRSP), criou há dois anos a Casa Acolhedora Madre Bernarda.

Na casa, são os próprios acompanhantes que preparam as refeições, cuidam da limpeza do local e organização. Todos os produtos e alimentos utilizados no local são decorrentes de doações. A casa fica localizada nas proximidades no HRSP e neste dia 24, comemora dois anos. Durante esse período cerca de mil pessoas já receberam atendimento do local.

“Para o hospital a Casa Acolhida se torna um apoio, um complemento da qualidade do atendimento, porque sabemos que o paciente estando no hospital, enquanto seu familiar, cuidador, está bem, facilita. Durante esses dois anos, cerca de mil pessoas já passaram pela Casa Acolhedora”, diz irmã Neusa, Diretora Geral do Hospital Regional São Paulo.

A construção da Casa ocorreu devido a necessidade de atender os familiares dos pacientes, que muitas vezes, não tinham onde ficar. “A gente percebia que tinham pessoas que estavam dormindo dentro dos carros, ou nos bancos na frente do hospital, na portaria, essa realidade era muito chocante para nós do hospital. Nós temos uma voluntária aqui na casa que recebe as pessoas pela manhã e passa as orientações para quem chega e os próprios hóspedes cuidam da casa. O local serve de acolhimento”.

Doações

A Casa Acolhedora se mantém apenas com doações e por isso irmã Neusa pede a colaboração da comunidade.

“Nós atendemos pessoas de diversos municípios e hoje a casa se mantem com doações. Então quem puder estar ajudando com alimentos, será de grande valia. Muitos trazem seus cobertores de casa, então o que precisamos mesmo é de alimentos e quantia em dinheiro para poder estar ajudando nas despesas da Casa”.

As doações podem ser entregues diretamente na Casa, que fica localizada na Rua Gen. Osório, 232, no Bairro Tonial, em Xanxerê.

Fotos: Alessandra Bagattini/Lance Notícias

 


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais