Em Xanxerê, casos de abuso infantil lideram denúncias atendidas pelo Conselho Tutelar

24 de janeiro de 2019 09:06
Comunidade , Educação , Segurança , Social , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Em Xanxerê, casos de abuso infantil lideram denúncias atendidas pelo Conselho Tutelar Foto: lunetas.com.br

Casos de agressão, negligência e suspeita de abuso sexual são as principais ocorrências atendidas pelo Conselho Tutelar de Xanxerê, no ano de 2018

De acordo com a conselheira tutelar Roseli Nunes de Oliveira, mais de 600 casos foram registrados no último ano. Destes, a maior porcentagem é relacionada ao abuso infantil.

– Vale ressaltar que os 600 casos atendidos não estão incluindo registros de plantão do fim de semana, telefonemas do plantão 24h, além de ocorrências registradas por outros órgãos, como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Ou seja, o número de casos pode ser ainda maior – explica Roseli.

O cenário é considerado preocupante para o Conselho, que recebeu um aumento considerável nas denúncias de 2018, em comparação com os anos anteriores.

– Na verdade esses casos sempre ocorreram, o que acontece é que hoje as pessoas estão com mais consciência, sem medo de denunciar. É importante que a população entenda que a criança não tem como se defender, por isso deve-se denunciar – frisa.

Somente neste início de ano, o Conselho já notificou três casos de suspeita de abuso.

– A crise financeira e negligência são os principais fatores que contribuem para a ocorrência destes casos – pontua.

Qualquer denúncia sobre descumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente pode ser feita ao Conselho Tutelar pessoalmente ou por telefone. A sede fica localizada na Rua Tocantins, número 401, Bairro Colatto, nas proximidades da Avenida Brasil. Telefone para contato: (49) 3441-8553.


Por: Direto da Redação

Deixe seu comentário

Saiba Mais