Embalagens de agrotóxicos são recolhidas por associação de Xanxerê

9 de julho de 2018 09:49
Agricultura , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Embalagens de agrotóxicos são recolhidas por associação de Xanxerê (Foto: Divulgação)

Muitos agricultores que usam defensivos agrícolas as vezes não sabem como fazer a destinação correta das embalagens. Mas, os agricultores de Xanxerê e de toda a região do Alto Irani contam com a Associação das Empresas Revendedoras de Defensivos Agrícolas de Xanxerê (Asserdax), que recolhe e faz a destinação correta dessas embalagens.

Conforme Aldemira Nava, tesoureira da associação, agropecuárias, cooperativas e locais que comercializam esses produtos também realizam o recolhimento das embalagens vazias para posteriormente realizar a destinação correta.

Os produtores são orientados na hora da compra sobre os procedimentos que precisa realizar antes de devolver a embalagem. Ele precisa lavá-la três vezes, furar e entregar na empresa as embalagens e tampas separadas.

“Aqui em Xanxerê os produtores estão bem conscientes quanto a isso e sempre devolvem, é um método que está funcionando na cidade, os produtores e empresários que comercializam o produto estão bem disciplinados”, comenta Aldemira.

Em Xanxerê, o posto de recolhimento fica localizado na Linha São Paulo, onde cada associado tem o direito de levar embalagens para lá duas vezes por mês. Nesse local as embalagens são conferidas, o empresário recebe um comprovante da entrega e depois elas são separadas e encaminhadas para a central de recebimento de embalagens vazias de Chapecó.

Nessa central as embalagens são amassadas e encaminhadas para a reciclagem, onde são produzidos, geralmente, materiais utilizados na construção civil.

O órgão que realiza a fiscalização é a Cidasc, que pode aplicar uma multa que pode variar entre R$ 1 mil e R$ 100 mil se o produtor tiver essas embalagens em sua propriedade.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais