Emenda recebida na Saúde irá beneficiar pacientes que necessitam de cirurgias ortopédicas

25 de janeiro de 2019 08:58
Política , Saúde , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Emenda recebida na Saúde irá beneficiar pacientes que necessitam de cirurgias ortopédicas (Foto: Divulgação)

Na tarde da quinta-feira (24), o deputado federal e presidente estadual do Democratas (DEM), João Paulo Kleinübing, visitou Xanxerê para entregar uma emenda de R$ 200 mil, destinada à saúde do município.

De acordo com a secretária de Saúde, Irene Goralski, a emenda não veio com destinação específica, por isso, ficará para custeio. E, em conversa com o prefeito, ficou acordado que parte do valor será destinado para a realização de cirurgias ortopédicas de baixa e média complexidade.

– Em conversa com o prefeito Avelino Menegolla, decidimos destinar uma parte dessa verba para realizar cirurgias de ortopedia. Foi decidido isso por conta da necessidade do município de atender esses procedimentos, pois temos uma demanda muito grande nessa área– comenta a secretária.

Entretanto, segundo Irene, há uma fila de cerca de 200 pacientes, em Xanxerê, que necessitam de procedimentos de alta complexidade, que não são realizados no município, necessitando que o paciente seja encaminhado para uma fila no estado.

– Ainda no ano passado vimos essa necessidade e entramos em contato com a promotoria de Xanxerê, porque temos os atendimentos de média e alta complexidade e, para a alta complexidade, não temos profissionais para executar o serviço aqui, então os pacientes são encaminhados para o estado. Como nossas filas não estavam andando, fomos até a promotoria e eles entraram em contato com a regulação do estado, que é o Hospital Regional de Chapecó, que é a nossa referência em ortopedia, sendo que foi mandado uma listagem com o número de pacientes que necessitam dessa cirurgia por meio do estado – explica.

Além disso, em visita a Xanxerê também nesta semana, o deputado federal Valdir Colatto destinou uma emenda de R$ 100 mil para a saúde do município. O valor será destinado para custeio.

– Esses valores vão ajudar para que a gente consiga organizar essa demanda reprimida que temos de exames, consultas, procedimentos e é muito bom que os deputados destinem esses valores para nós, porque a saúde precisa – conclui a secretária.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais