Empresários pedem mais fiscalização em festivais de food trucks em Xanxerê

8 de junho de 2016 11:59
Comunidade Compartilhar no Whatsapp
Empresários pedem mais fiscalização em festivais de food trucks em Xanxerê (Foto: Imagem meramente ilustrativa/ Divulgação)

 

Nas últimas semanas tem acontecido diversos festivais de Food Truck, a novidade caiu no gosto da comunidade e por onde passa reúne centenas de pessoas. Em Xanxerê, além disso, os festivais têm gerado um debate entre os empresários do município que comentam que se trata de uma concorrência desleal, e alegam a possibilidade de irregularidades.

Geovane Baranzelli, empresário do gênero alimentício de Xanxerê comenta que os donos dos food trucks vem para o município, algumas vezes sem alvarás, faturam e na sequencia seguem para outro município. E, que isso seria desleal com os empresários que possuem ponto fixo no município que acabam pagando mais impostos e perdendo clientes.

“Eu sou contra quando eles vêm de forma errada, sem tirar alvará, sem pagar impostos. Me parece que eles dão emprego para algumas pessoas sem tirar a carteirinha da vigilância sanitária. Quando vem tudo certinho, aí a cidade está ganhando com outros eventos diferentes, mas quando vem tudo errado não. A turma vem na sexta-feira, a prefeitura não trabalha a tarde, eu posso estar errado, mas acredito que não. Até em relação aos clientes, se eles compram algo no domingo à tarde e passam mal, algumas horas depois, não tem onde reclamar, não tem onde procurar a empresa depois. Sem falar que a maioria dessas empresas são MEI (Micro Empresário Individual), e não emitem uma nota fiscal, porque neste caso eles só podem faturar até R$ 5 mil e isso eles tiram em dois dias. Então eu sou contra se vem irregular, se está tudo certo, ótimo”, comenta o empresário.

Delvino Kohl, também do ramo alimentício, tem a mesma posição sobre a vinda dos food trucks para o município e pede ainda que a partir de agora haja mais fiscalização em relação aos festivais. “Eles vêm aqui, levam o dinheiro embora e não pagam impostos. Enquanto nó que estamos aqui temos que ter alvará de Bombeiro, da Vigilância Sanitária, na Delegacia e eles não. Seria importante que a partir de agora houvesse mais fiscalização, porque não é justo com o empresário do município”, diz.

 

Vigilância Sanitária comenta

Ildomar da Vigilância Sanitária comenta que no caso dos food trucks que vem para o município somente nos fins de semana, é possível que alguns passem pelo município sem alvará.

“O próprio empresário de Xanxerê traz estes eventos para o município. Os últimos que aconteceram foram realizados por supermercados do município e nós não tivemos denúncias em relação a irregularidades. Para esses festivais acontecerem eles precisam retirar os alvarás aqui na vigilância, no Corpo de Bombeiros e na prefeitura com uma semana de antecedência. Os food trucks de Xanxerê nós acompanhamos e sabemos que eles possuem os alvarás, mas no caso destes que vem apenas nos fins de semana, alguns acabam passando sem retirar a documentação necessária. Mas lembramos que quem traz o festival para a cidade é o responsável”, explica Ildomar.

 

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais