Entenda a variação de valor pago no combustível em Xanxerê e no litoral

23 de janeiro de 2019 14:38
Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Entenda a variação de valor pago no combustível em Xanxerê e no litoral Foto: Gazeta do Povo

Nesta época de férias, muitos consumidores de Xanxerê acabam viajando para o litoral e lá se deparam com o valor do combustível mais baixo. Muitos se questionaram do motivo.

Diante disso, nós conversamos com a presidente do Núcleo de Postos de Combustíveis de Xanxerê, Mari Tânia Tremea Agazzi, que explica a situação. Segundo ela, é necessário levar em consideração o Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF).

– O estado tem uma média, até mesmo para incidir o imposto, e Xanxerê está abaixo dessa média. A cada 15 dias há um reajuste neste imposto. Se for analisar o Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final está até abaixo. Agora, tem várias implicações, por exemplo, o frete. Em Itajaí tem uma base, já nós temos que buscar o combustível em Lages, Araucária, Passo Fundo, então tudo isso tem uma implicação no preço. O mercado define muito. Se acontece uma guerra de preço, como ocorre muito no litoral, as próprias distribuidoras aliviam o preço naquela região. Mas, por outro lado, em outras regiões eles aumentam para nunca perder. É uma questão de mercado mesmo, de demanda – detalha Mari.

Em Santa Catarina o Preço Médio é de R$ 4,22, já em Xanxerê o valor médio da gasolina está R$ 4,19 nos postos de Xanxerê variando entre os comércios bandeirados e os de bandeira branca.

Confira o valor médio de cada estado clicando AQUI.

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais