Entenda como é desenvolvido o Programa de Controle de Zoonose em Xanxerê

O programa é desenvolvido pela Vigilância Sanitária, e conta com a atuação da Unoesc Xanxerê

4 de setembro de 2018 08:18 | Animais , Comunidade , Lance Notícias , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Entenda como é desenvolvido o Programa de Controle de Zoonose em Xanxerê Foto: Noelly Castro

Durante o mês de agosto, a Administração Municipal iniciou a implantação do Programa de Controle de Zoonose. Neste primeiro momento, para ajustar o fluxo de trabalho, os atendimentos foram feitos através das demandas das ONGs que atuam em Xanxerê. O programa é desenvolvido pela Vigilância Sanitária, e conta com a atuação da Unoesc Xanxerê, através do Hospital Veterinário, por meio de contrato.

Mensalmente o repasse do convênio é no valor de R$ 6 mil. De acordo com a prestação de contas, 63 procedimentos foram realizados, entre exames, consultas e cirurgias de castrações, o que corresponde a nove animais, entre cães e gatos atendidos.

“Realizamos exames, consultas e cirurgias de castrações neste período através do contrato com a Prefeitura, a partir da demanda que recebemos das ONGs”, comenta a coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Unoesc, Silvana Giacomin Collet.

O funcionamento do Programa de Controle de Zoonose será desenvolvido da seguinte forma: em caso de denúncia de maus-tratos, deve se entrar em contato com a Vigilância Sanitária, a qual fará os encaminhamentos através de visita in loco, laudo socioeconômico e, preenchidos os requisitos, o animal é encaminhado ao Hospital Veterinário. Em caso de urgência, a Vigilância Sanitária deve ser acionada e dará os encaminhamentos para os atendimentos de urgência e emergência. Outra forma são os encaminhamentos através das ONGs, parceiras do programa, que dentro de um cronograma junto a coordenação do hospital, encaminham os animais, além de auxiliar no projeto de incentivo a adoções que se encontra em fase de desenvolvimento.

“Destaca-se que os atendimentos somente serão realizados pelo Hospital Veterinário após encaminhamento da Vigilância Sanitária, portanto, o primeiro contato para qualquer atendimento ou esclarecimento de dúvidas deve ser feito com o órgão municipal”, explica o advogado da Prefeitura de Xanxerê, Fernando Dal Zot.

Para denúncias e outras informações, o contato pode ser feito através do site da Prefeitura de Xanxerê, através do link maus-tratos aos animais é crime (clique AQUI).

 

 

 


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais