Entidades se reúnem para discutir a regularização do uso de carroças em Xanxerê

18 de julho de 2018 09:51
Animais , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Entidades se reúnem para discutir a regularização do uso de carroças em Xanxerê Foto: Alessandra Bagattini/Lance Notícias

Entidades como Rotary, Polícia Militar, Senai, prefeitura e outras estiveram reunidas, nesta quarta-feira (18), para discutir a regularização do uso da tração animal no perímetro urbano do município.

Neste encontro foram debatidos pontos importantes como a oferta de cursos de qualificação para os recicladores, a fiscalização do uso dos animais, e também o projeto piloto com o intuito de substituir os animais por bicicletas.

Estiveram presentes também cerca de 25 recicladores na reunião. Em entrevista com alguns, a opinião é unânime: são contra o uso da bicicleta.

“Eu trabalho há 14 anos com isso, criei meus quatro filhos com a reciclagem. Não concordo com o uso das bicicletas. Eu moro lá no Bairro João de Barro, como que vou subir aquela ladeira carregada de material pedalando?”, comenta a recicladora Roseli Weber.

Antônio Rodrigues, idoso que trabalhou a vida toda com essa área também se posiciona.

“Eu acho uma tortura com o trabalhador. Essas pessoas estão limpando a cidade, deveria o prefeito arrumar um serviço para eles. Acho uma tortura tirar as carroças das pessoas que limpam a cidade e colocar uma pessoa para puxar. Eu gostaria que tivesse hoje a defensoria, o Ministério Público para defender esses coitados que trabalham ganhando miséria”.

O prefeito Avelino Menegolla frisa que o projeto é complexo e delicado, necessitando de bastante diálogo para chegar a um projeto que beneficie a todos.

“É um caso bastante complicado e precisamos achar uma saída, meios que possam amenizar o sofrimento dos animais, mas também temos que cuidar das pessoas. Não podemos tirar o peso do animal e transferir para a pessoa. Hoje é apenas uma amostra, e precisamos trabalhar juntos, não deixar essas pessoas sem algum tipo de atividade”, finaliza o prefeito.

Decisões

Ficou acordado que será colocado em prática o projeto piloto, com dois recicladores que utilizarão bicicletas. Além disso, eles passarão por qualificação em parceria com o Senai. O curso inicia no dia 04 de setembro, e acontecerá uma vez por semana, à tarde.


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais