Escola do Legislativo visa oferecer capacitação e aproximar comunidade da Câmara de Vereadores

28 de fevereiro de 2019 08:57 | Visualizações: 118
Comunidade , Política , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Escola do Legislativo visa oferecer capacitação e aproximar comunidade da Câmara de Vereadores Foto: Alessandra Bagattini/Lance Notícas

No ano de 2018, os vereadores de Xanxerê realizaram estudos e reuniões com o intuito de implantar uma Escola do Legislativo no município. Em dezembro do ano passado, após um documento ser protocolado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, solicitando a grade de cursos para o município, já dois cursos foram confirmados para serem oferecidos neste primeiro semestre de 2019.

Com isso, Xanxerê é o primeiro município do Oeste a implantar uma Escola do Legislativo. De acordo com o vereador Adriano De Martini, um dos idealizadores do projeto em Xanxerê, ele tem dois objetivos específicos.

– A Escola do Legislativo tem dois objetivos, o primeiro é para a formação dos servidores do próprio legislativo, qualificação e, o segundo, é para facilitar a interação com a comunidade, aproximar a comunidade da Câmara, que seriam cursos abertos ao público, feitos em parceria com a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina – explica.

Além disso, será incluído neste projeto também o Câmara e Você, que engloba diversas ações que buscam aproximar e envolver a comunidade com as atividades legislativas, como o Câmara Cultural, Câmara Mulher, Câmara Jovem, entre outros.

De acordo com o vereador Lenoir Tiecher, que era o presidente da Casa quando foi criada a resolução para implantação da Escola do Legislativo, uma comissão foi montada na Casa e é responsável por elaborar o cronograma de atividades a serem desenvolvidas.

– A Escola do Legislativo foi implantada e, agora, o novo presidente faz a resolução e cria os programas. Já foi montada uma comissão que ficou responsável por elaborar um cronograma de atividades e cursos dentro da Escola do Legislativo e já temos dois cursos programados para iniciar logo – comenta.

Dentro do organograma da Assembleia Legislativa, a Escola do Legislativo está diretamente subordinada à Diretoria Geral e é responsável pelas ações pedagógicas implementadas pelo parlamento catarinense. Constitui-se portanto, num espaço de qualificação profissional, reflexão democrática, formação para cidadania, além de propiciar processos de criação, sistematização de conhecimentos na área legislativa.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais