Escola Municipal desenvolve projeto que incentiva a leitura de alunos com os familiares

16 de maio de 2019 15:17 | Visualizações: 501
Comunidade , Educação , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Escola Municipal desenvolve projeto que incentiva a leitura de alunos com os familiares (Foto: Alessandra Oliveira/Lance Notícias)

Resgatar o hábito da leitura e envolver os pais nesse processo. Esse é o principal objetivo do projeto Ler em Família, desenvolvido na Escola Municipal de Educação Básica Pequeno Trabalhador, de Xanxerê.

O projeto foi implantado ainda com as crianças da educação infantil, do pré II, sob orientação da professora Neiva. Posteriormente, a professora Cristiane Sutil implantou o projeto com os alunos do ensino fundamental, no primeiro ano e o mesmo foi bem aceito.

– Nosso objetivo é resgatar essa tradição dos pais lerem para os filhos e lerem com eles em casa. Por conta do dia a dia corrido, muitas crianças veem os pais pouco tempo por dia e esse é um momento que eles compartilham – comenta a professora Cristiane.

O projeto visa valorizar a fase inicial do Sistema de Escrita Alfabética (SEA), ou seja, alfabetização no 1º ano. Por meio do projeto, os pais são convidados a participar e auxiliar os filhos com atividades de leitura em casa.

– Os alunos levam para casa, uma vez por semana, obras infantis indicadas para essa faixa etária e a família é orientada a fazer junto com a criança uma atividade que represente o entendimento do aluno diante da leitura realizada. São feitos registros através de fotos e ilustrações, que são enviadas para a escola por meio de WhatsApp e na falta dessa ferramenta a escola disponibiliza uma câmera fotográfica digital para os registros – explica.

De acordo com a professora e a diretora da unidade, Clair, a intenção é manter o projeto para os próximos anos. Além disso, a professora deseja ampliá-lo, realizando momentos de contações de história com os pais e familiares dentro da unidade escolar.

– Queremos ampliar o projeto para os próximos anos. E, por ora, queremos agradecer a todos os pais e familiares, que abraçaram o projeto – conclui.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais