Escola realiza projeto e valor arrecadado com venda de lixo é revertido para compra de livros

22 de agosto de 2019 14:01 | Visualizações: 1160
Comunidade , Educação Compartilhar no Whatsapp
Escola realiza projeto e valor arrecadado com venda de lixo é revertido para compra de livros Fotos: Arquivos Pessoais

Um projeto elaborado pelos alunos da Escola de Educação Básica PIO XII, de Entre Rios, tem mudado a vida de muitos adolescentes, colaborando com o meio ambiente e também com a escola. Eles recolhem lixo reciclável, vendem o material e utilizam o dinheiro para compras de livros.

O projeto leva o nome de “do lixo ao livro” e somente neste ano já vendeu mais de cinco toneladas de lixo reciclável. De acordo com a aluna Eloysa Emmerich, o projeto partiu da necessidade pela compra de novos livros à biblioteca da escola.

– Ele começou da necessidade de termos mais livros em nossa biblioteca. A nossa professora de português, Daiana Alberici, sempre nos incentivou muito sobre a leitura, porém, nossa biblioteca é extremamente pequena. Foi aí que a professora Sheila Rodrigues, de química, deu a ideia. Ela iria desenvolver com os alunos um projeto sobre o lixo, então as duas se juntaram e foi assim que começou nosso projeto. No início as professoras negociaram com os alunos uma nota para quem ajudasse, mas nós alunos fomos pegando um amor pelo nosso projeto – comenta.

Os próprios alunos fazem o recolhimento do lixo e a venda do material. O legal disso tudo é que toda a comunidade se envolveu com a ação.

– Basicamente ele funciona da seguinte forma: nós, os alunos, pegamos os materiais da nossa casa e levamos para a escola. Como a maioria dos alunos moram no interior, onde não tem a coleta seletiva, esse projeto foi muito importante para nós da zona rural. Realizamos ações, como em alguns eventos que aconteceram nós catamos as latinhas e descartáveis, além de todo o processo de conscientização que mobilizou a cidade inteira. A última venda, que aconteceu na semana passada, deu 2.656 quilos de lixo. O projeto visa, não só a parte monetária, mas sim a conscientização a comunidade unida em prol do meio ambiente – explica.

O objetivo da ação visa a conscientização da comunidade e de outras unidades escolares.

– Vivemos em um mundo onde todos se importam com o meio ambiente, falamos mal sobre a poluição, mas não fazemos nada para que isso mude. O meu intuito é tentar deixar nosso projeto mais visível e levar ele para outras escolas. Se em Entre Rios, uma pequena cidade conseguiu juntar toda essa quantia de lixo imagine cidades maiores – conclui.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais