Escola São Romero usa das boas práticas de comportamento com o auxílio de um peixe

1 de novembro de 2018 07:30 | Xanxerê Compartilhar no Whatsapp

A cada novo semestre os professores da Escola de Ensino Fundamental Dom Oscar Arnulfo Romero, de Xanxerê, apresentam um projeto para que possam interagir com os alunos dentro das salas de aula. A professora Renata dos Santos optou por trabalhar com o 1º ano matutino, o qual conta com 16 alunos, os cuidados com um peixe apelidado carinhosamente pela turma de “Fredi Flecha São Romero”.

Conforme a professora, o objetivo do projeto é fazer com que os alunos trabalhem o bom comportamento e as boas atitudes geradas em sala de aula. Introduzindo essa técnica, todos os dias eles recebem um adesivo correspondente as suas atitudes. Aqueles que ganharem cinco adesivos com carinhas felizes participam de um sorteio e podem levar o peixe para casa e cuidar com seus familiares no fim de semana.

“A turma havia muito conflito entre eles, então eu fiz um painel com várias opções, como vir de uniforme para a escola, bom comportamento, etc. Esse projeto faz com que também tenha envolvimento dos pais, para que eles possam auxiliar seus filhos no cuidado com o peixe. Isso gera maior responsabilidade e interação dentro de casa”, comenta a professora.

Até o final do ano letivo, o peixe será cuidado pelos alunos em suas residências, porém a professora fará um sorteio para que um vencedor seja o responsável definitivo pelo animal. Dessa forma, até que o projeto se finde, Renata avalia de forma positiva o engajamento dos alunos e já tem notado mudanças no comportamento dentro da sala de aula.

“Desde o início do projeto eu vi mudanças significativas. Hoje eles sentam e me escutam e introduzimos a questão de que o peixe não gosta de barulho. Isso faz eles se concentram melhor e já mudaram bastante”, finaliza a professora.

Foto: divulgação

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais