Escolas da gerência de Xanxerê recebem notebooks e tablets

30 de julho de 2019 11:40 | Visualizações: 97
Educação Compartilhar no Whatsapp
Escolas da gerência de Xanxerê recebem notebooks e tablets Fotos: Ricardo Wolffenbüttel/Secom

Para explicar sobre a usina hidrelétrica de Itaipu nada de giz ou quadro escolar. Em uma lousa digital, a professora de geografia Itatiane Antunes do Instituto Estadual de Educação (IEE), em Florianópolis, mostra imagens da estrutura, o local onde ela foi construída e grifa dados interessantes. Em meio à explicação, pede para que os alunos do terceiro ano do Ensino Médio pesquisem na internet uma informação. Com um notebook ou tablet sobre a mesa, cada estudante pode fazer a busca online em sala de aula. Da Gerência de Educação de Xanxerê dois municípios foram beneficiados: Xaxim e Ipuaçu.

É neste ambiente digital e inovador que as aulas da rede estadual recomeçaram nesta segunda-feira (29). Para marcar a entrega de equipamentos de tecnologia a todas as escolas da rede, o governador Carlos Moisés visitou o IEE, onde assistiu na primeira fila uma parte da aula de geografia, acompanhado do secretário da Educação, Natalino Uggioni.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), está investindo R$ 39 milhões para modernizar o ambiente de ensino e aprendizagem. Entre os 16,9 mil equipamentos que serão entregues para as escolas, estão 6,4 mil computadores para gestão escolar e professores e 171 gabinetes móveis de recarga com notebooks e tablets. O investimento faz parte de uma das ações do programa Minha Nova Escola, anunciado na última semana pelo governador.

– Este é um compromisso nosso, no sentido de linkar a escola pública com a tecnologia, entrar no universo do aluno para que ele venha para a sala de aula e se sinta integrante e faça parte deste processo – destacou o governador, que acrescentou que a ideia é dar ao aluno poder de escolha para decidir por onde ele quer seguir ao terminar a educação básica.

O segundo semestre começou com 519.660 matrículas, sendo 293.140 no Ensino Fundamental, 212.261 no Ensino Médio e 14.259 na Educação de Jovens e Adultos (EJA). No quadro do magistério, são 18.402 servidores efetivos ativos e 22.272 educadores ACTs, além de 454 servidores do quadro civil.

Investimento em 1.071 unidades de ensino

Todas as 1.071 unidades de ensino de Santa Catarina serão beneficiadas com algum equipamento que já estão sendo entregues. As primeiras unidades a receberem os gabinetes móveis de recarga serão as que têm Ensino Médio Integral em Tempo Integral (EMITI) e os Centros de Educação Profissional (Cedups). Na sequência, serão contempladas as escolas com maior número de alunos e que já tenham a infraestrutura tecnológica adaptada para os equipamentos. Também fazem parte do investimento lousas digitais, webcams, projetores, aparelhos de som, televisores e caixas de som.

– O investimento nesses equipamentos soma-se a outras ações que estamos realizando, para tornar nossas escolas mais atrativas e fortalecer o sentimento de pertencimento dos nossos alunos para com elas – destacou o secretário Natalino Uggioni.

Os professores receberão treinamento dos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTEs) de cada região. A SED ainda faz um levantamento das demandas de infraestrutura de equipamentos e de rede, para viabilizar melhorias, como o acesso à internet no ambiente escolar.

Durante a visita do governador ao IEE, também foram apresentadas melhorias nos aplicativos do aluno e do professor usados na rede estadual, além das mudanças que vão facilitar a compra do passe escolar via QR Code. Moisés ainda acompanhou uma apresentação da ginástica rítmica, no ginásio da escola.

 

Atualização nos aplicativos escolares e compra do passe por QR code

No aplicativo Professor SC já era possível fazer os registros escolares, a chamada e ter informações das escolas/turmas em que o docente leciona, calendário escolar, agenda de atividades das turmas, horário de aula. Com a atualização, o aplicativo permite disponibilizar conteúdo aos alunos e mandar mensagens, como notificar trabalhos em grupo ou compartilhar temas de estudo.

No aplicativo Aluno SC os alunos podiam acessar boletim com as notas e verificar frequência. Com a atualização, ele poderá saber qual o cardápio semanal da merenda escolar e também receber o conteúdo das aulas e mensagens dos professores.

Atualização no portal do passe

Antes o aluno precisava imprimir o atestado de frequência na secretaria da escola e validar com um carimbo para poder retirar o passe na empresa de transporte. Agora, o portal disponibiliza um QR Code, que o aluno pode ter no celular atestando sua frequência, facilitando assim a compra do passe, fazendo economia de papel e também otimizando tempo dos funcionários.

Foram entregues:

Computadores 6.471
Tablets 3.000 (2.250 para laboratórios + 750 para alimentação escolar)
Notebooks 2.710
Projetor 1.648
Lousa digital 1.056
Suporte de projetor 600
Gabinetes móveis de recarga (carrinhos) 171
Aparelho de som 1.150
WebCam 249
TV 55” 33
Caixa de som 371
Suporte de TV 33

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais