Escolas de Xanxerê implantam projeto piloto para controle da merenda

28 de novembro de 2017 09:52
Comunidade , Educação , Lance Notícias , região , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Escolas de Xanxerê implantam projeto piloto para controle da merenda Fotos: Divulgação

Quatro escolas de Xanxerê estão recendo há cerca de dois anos o Programa Nacional de Alimentação Escolar, que consiste na automatização do processo de alimentação na rede pública de Santa Catarina. O projeto que é desenvolvido por técnicos da Secretaria de Educação em parceria com a Gerência de Alimentação Escolar, otimiza a contagem das refeições servidas, gerando economia.

Segundo a supervisora de alimentação e articulação com os municípios, Salete Salini Pelegrini, o sistema está em teste em quatro escolas de Xanxerê e outras duas da região.

“Sempre ouvíamos falar nas capacitações que participávamos que com o uso do aplicativo era mais fácil e mais fidedigno a contabilização da alimentação. Então a secretaria resolveu fazer no ano de 2015 e solicitou que Xanxerê fosse piloto para testar. Hoje no município as escolas Costa e Silva, AParicio Júlio Farrapo, Dom Oscar Arnulfo Romero, Iraci Tonello, Dom Vital de Ponte Serrada e João Roberto Moreira de São Domingos são pioneiros no processo”.

O aplicativo que é controlado por meio da utilização de um tablet, por parte dos funcionários e de um cartão pelos alunos, realiza a transferência automática dos dados para o sistema.

“O aplicativo aponta falhas e sugere melhorias no sistema, nós já tivemos comprovações que houve uma economia muito grande com a contabilização com os tablets”, comenta Salete.

Atualmente, diversas cidades do Estado já utilizam o sistema, a meta é que 100% das escolas públicas o utilizem.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais