Escolas de Xanxerê participam de reunião sobre Programa de Combate à Evasão Escolar

9 de junho de 2016 09:04
Educação Compartilhar no Whatsapp
Escolas de Xanxerê participam de reunião sobre Programa de Combate à Evasão Escolar Professores discutem evasão escolar (Foto: Divulgação)

Representantes das escolas estaduais e municipais de Bom Jesus, Faxinal dos Guedes e Xanxerê participaram nesta quarta-feira, 8, de uma reunião com o Ministério Público sobre o Programa de Combate à Evasão Escolar (APOIA) que promove o regresso de crianças e adolescentes dos  4 aos 17 anos à escola, para que concluam a educação básica. O programa também atua preventivamente para garantir a permanência dos alunos na escola e a melhoria da qualidade do ensino, aperfeiçoando políticas públicas voltadas à educação.

A rede do APOIA é composta também pela Secretaria de Estado da Educação, secretarias municipais de Educação, União dos Dirigentes Municipais de Educação, Federação Catarinense dos Municípios e Associação Catarinense dos Conselheiros Tutelares.

A Assistente Social do Ministério Público, Ana Soaraia Haddad Biasi, explicou que o encontro é a continuidade do Núcleo Intersetorial  de Suporte ao APOIA, implantado no mês de maio e se propõe a articular com toda a rede e discutir questões que são plano de fundo e geram como consequência a evasão escolar. “A própria desarticulação dos serviços,  questões relacionadas a violência em todos os âmbitos, desde a intrafamiliar até a institucional, questões culturais que perpassam o cotidiano das famílias, trabalho infantil, questões sociais, econômicas e outras. A gente precisa discutir e identificar realmente o que gera a evasão escolar”, explicou Ana.

De acordo com uma pesquisa do Núcleo de Estudos Sobre Violência com adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), a grande maioria se evadiu da escola no 5º e 6 ano. “A escola é a porta de entrada e a porta de saída para uma vida mais digna, mais cidadã. É na escola que a gente pode se identificar como pessoa ou se destruir”, enfatizou Ana Soraia. O evento aconteceu no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê.

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais