Escolas localizadas no interior dos municípios serão doadas para as prefeituras

29 de maio de 2017 08:59
Comunidade , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Escolas localizadas no interior dos municípios serão doadas para as prefeituras Foto: divulgação

 

A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Xanxerê está fazendo um levantamento quanto as escolas estaduais localizadas no interior dos municípios pertencentes a ADR, para que possa se fazer a doação destas estruturas para os municípios.

Em Xanxerê são cerca de nove escolas, segundo o secretário executivo da ADR de Xanxerê, Ademir Gasparini, que após o levantamento serão doadas para a administração municipal.

“Existe muitas escolas do estado localizada nas comunidades do interior, são escolas que eram do Estado, o terreno pertencem ao Estado. Então está se fazendo um levantamento sobre todas as escolas dos 14 municípios de toda a nossa regional e assim que a gente concluir iremos passar para o patrimônio do estado, que fará a doação para os municípios da região. Em todo o Estado está se fazendo esse levamento”, explica.

A maioria destas escolas estão desativadas. Em Xanxerê, apenas uma localizada na Linha Cambuinzal segue sendo utilizada.

“A maioria estão desativadas, em Xanxerê, temos ainda a escola de Cambuinzal que está funcionando, as restantes estão todas desativadas. Eu penso que em comunidades que ainda tem grupo de moradores, o município deverá doar para a comunidade usar com o clube de mães, catequese, associação de moradores”, salienta.

Outra situação que não é difícil de se encontrar, são escolas que foram invadidas por famílias que hoje vivem nas estruturas.

“Nestes casos teremos que entrar na Justiça, para fazer um despejo. Há muitos casos de terrenos que foram doados pelas famílias e os herdeiros agora não respeitam e acreditam que podem ficar neste local, mas o estado tem os documentos de posse e isso é a Justiça que vai dizer”, finaliza o secretário.


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais