Especialista comenta sobre as dores nos ombros em diferentes idades

10 de abril de 2019 18:59 | Visualizações: 1601
Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Especialista comenta sobre as dores nos ombros em diferentes idades Dr. Lourival atende em Xanxerê, entre em contato

É comum o aparecimento de dores na região dos ombros. De acordo com o especialista em ortopedia e traumatologia, Doutor Lourival Landgraf Junior, a maior parte dos casos é em pessoas idosas, mas também pode ocorrer em jovens adultos.

– A dor na região das costas é a segunda maior causa da procura por um ortopedista, ficando somente atrás da dor na coluna. Dentre os pacientes que me procuram a maioria são pessoas mais velhas, não que os adultos e jovens não tenham, mas a população que mais procura é o idoso. No idoso, os principais problemas são as rupturas de tendão, as bursites e artrite, são doenças degenerativas, que evoluíram com o passar dos anos. No paciente mais jovem, que tem uma vida mais ativa, entra mais as bursites e até mesmo a luxação, causado pelo serviço muito pesado, com movimentos repetitivos – comenta.

O ortopedista salienta que em muitos casos os pacientes acabam se automedicando, tratando a dor de forma pontual e não o problema todo, o que há longo prazo pode acarretar em algo mais sério.

– Na maioria das vezes, a gente percebe que é autolimitado, ou seja, inicia a dor, a pessoa repousa, então ela volta a fazer as suas atividades novamente e fica nisso: melhora depois volta a dor. Isso é um fator muito ruim, pois vai desgastar e com o passar dos anos pode romper o tendão. Tem um estudo recente europeu, que fala que 25% de toda a população, em algum momento da vida vai ter dor no ombro – salienta.

A orientação é simples: ao sentir dor, procure um médico especializado.

– O ideal é ao sentir a dor já procurar o médico para poder examinar o ombro desse doente se é somente um processo inflamatório ou se tem algo a mais. Às vezes, um trabalho de fortalecimento muscular já pode auxiliar, alterar a forma como se faz um exercício ou função pode evitar o processo inflamatório e no futuro a ruptura. A ideia do médico é essa, evitar que a doença evolua – finaliza.

O Dr. Lourival atende em Xanxerê, na Rua Santos Marinho, 285, centro, em frente ao Hospital Regional São Paulo. Mais informações ligue 3433-7165.

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais