Dona Maria Rosa Cardoso, tem 73 anos e é moradora do interior de Xanxerê, em Cambuinzal. Como é costume entre algumas pessoas, principalmente em comunidades do interior, receber de vizinhos ou conhecidos mudas de plantas. E foi isso que aconteceu com dona Maria, há alguns anos ela recebeu uma mudinha de maracujá, e como sempre […]
Dona Maria Rosa Cardoso, tem 73 anos e é moradora do interior de Xanxerê, em Cambuinzal.
Como é costume entre algumas pessoas, principalmente em comunidades do interior, receber de vizinhos ou conhecidos mudas de plantas.
E foi isso que aconteceu com dona Maria, há alguns anos ela recebeu uma mudinha de maracujá, e como sempre faz, plantou e cuidou com carinho, até descobrir que se trata de uma espécie rara de maracujá gigante.
Juliana Sampaio Spezzatto, filha da dona Maria, comenta que ela está ansiosa esperando a colheita.
– Ela cuidou como pé de maracujá, só não sabia que espécie era. Quando começou a produzir ela viu que era diferente e então descobriu que é do gigante. Uma espécie que não se encontra aqui – diz.
No primeiro ano em que havia plantado, não foram desenvolvidos frutos. Então, plantou novamente, duas mudas e desta vez, os dois estão gerando frutos.
– Um tem mais ou menos uns quatro frutos grandes já, e outro tem uns dois, mas tem mais alguns pequenininhos ainda, que talvez não cheguem a crescer até o inverno, mas ela está cuidando bastante dos frutos, que podemos chegar a dois quilos – comenta.
Dona Maria está muito feliz em saber que é uma espécie única e difícil de se cultivar em nossa região.
– Está ansiosa para colheita. Todos estamos na verdade – diz Juliana.