Esporte em Família: a paixão dos irmãos Franceschi pelo tênis de mesa

13 de junho de 2016 09:04
Esporte em destaque Compartilhar no Whatsapp
Esporte em Família: a paixão dos irmãos Franceschi pelo tênis de mesa (Foto: Assessoria de imprensa/ADR)

 

Tomas e Teodoro Francesci são irmãos e representam o município de São Domingos  e a Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê, na fase Regional Oeste dos Jogos Escolares de Santa Catarina que aconteceu em Xaxim até no domingo (12). A modalidade preferida da dupla é o tênis de mesa e a história com o esporte vem de muito tempo.

O mais velho, Tomas, foi quem iniciou a prática deste esporte, inspirado por um primo. Depois veio o irmão e a paixão pelo esporte fez os dois se enfrentarem na final do Microrregional que aconteceu em Faxinal dos Guedes.

Maria Clara Lemos é professora de Educação Física e conta que o gosto pelo tênis de mesa vem de família. “Toda família gosta do tênis de mesa e eles começaram cedo. Eles brincavam no final de semana e depois começou a ficar sério”, explica.  Foi quando um professor observou a vontade dos meninos e resolveu montar um grupo. Além de Tomas e Tedoro, outros dois primos da mesma família também fazem parte do grupo que aos poucos foi aumentando. Hoje eles treinam três vezes por semana, duas horas por dia.

Mesmo que a competição os leve ao disputar frente a frente, Maria Clara conta que a cumplicidade dos dois é algo impressionante. “Quando um faz algo diferente eles já se olham e no olhar se entendem”, enfatiza.

Tomas, é o mais velho e para ele o esporte é algo importante em sua vida. A parceria do irmão faz ainda da prática algo mais especial.  “O ruim é que apenas um pode ganhar, mas temos uma parceria. Não temos rivalidade. Torcemos um pelo outro”, conta Tomas.

Além da prática do tênis de mesa, o que a dupla mais gosta são as viagens, as competições e conhecer lugares diferentes. Na fase Regional Oeste, o objetivo é que um se consagre campeão da modalidade para participar do Estadual. “Quero seguir profissionalmente neste esporte e nesta competição o objetivo é ser campeão”, destaca Tomas.

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais