Estiagem: três caminhões estão distribuindo água no interior de Xanxerê

22 de setembro de 2017 08:45
Agricultura , Animais , Comunidade , Lance Notícias , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Estiagem: três caminhões estão distribuindo água no interior de Xanxerê Estiagem afeta produtores de Xanxerê.(Fotos: Divulgação)

Diante da situação que diversos agricultores estão enfrentando, por conta do princípio de estiagem, a Secretaria Municipal de Agricultura tem distribuído água para o tratamento dos animais e consumo humano.

Na tarde da quinta-feira (21), o prefeito Avelino Menegolla acompanhou uma das entregas e esteve com os agricultores. Não há previsão de chuva forte para os próximos dias e, a situação passa a ser ainda mais preocupante.

Desde o fim da manhã da quarta-feira a Prefeitura de Xanxerê conta com três caminhões tanques, cedidos pelo Corpo de Bombeiros, onde mais de 85 mil litros de água são entregues. Conforme o prefeito, os agricultores enfrentam essa dificuldade desde o início do mês de setembro, por conta da falta de chuva. “Sabemos da importância dos nossos agricultores e, por isso, fazemos nossa parte em ajudar nesse momento de estiagem, não deixando que tenham mais prejuízos”, disse.

O secretário Municipal de Agricultura, Edson Zape (Timão), contabilizou os trabalhos realizados na tarde da quinta-feira. “Em quase quatro horas de trabalho, conseguimos levar água até duas comunidades. O trabalho é lento, precisamos do tempo de abastecer, deslocamento e ainda a entrega da água, que em alguns locais as caixas d’água estão em difíceis acessos, mas estamos auxiliando a todos que nos solicitam apoio”, disse.

Apoio aos agricultores

A agricultora Zelinda Carnevari, da Linha Costa do Irani cria 600 suínos e 50 vagas. Ela agradeceu a prefeitura pelo apoio nesse momento de maior necessidade, fazendo com que as atividades da propriedade sejam mantidas. “Se não fosse a prefeitura, eu não sei o que seria. Já recebi água por quatro vezes”, conta. E o agricultor Paulino da Rocha Brum mora com a esposa, no Perau das Flores. Ele precisou de água, não somente para tratar os animais e regar a horta, mas para o seu consumo.

O prefeito, juntamente com sua equipe técnica, aguarda agora o parecer técnicos da Defesa Civil Regional e Municipal, que avaliam a situação em Xanxerê, com a possibilidade de decretar situação de emergência por estiagem.

Assessoria de Imprensa

 


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais