Saúde

Lance Notícias | 31/03/2020 18:30

31/03/2020 18:30

52485 visualizações

Estimule sua mente e mantenha o equilíbrio emocional neste período

Conforme se tem visto nos últimos dias, muitos profissionais da saúde alertam para a importância de se manter a mente ativa neste período de isolamento para assim evitar ao máximo os problemas decorrentes, como ansiedade e picos de depressão. A psicóloga Veridiana Dagostin, listou ao Lance Notícias, alguns fatores fundamentais durante esse período. – Manter […]

Estimule sua mente e mantenha o equilíbrio emocional neste período

Conforme se tem visto nos últimos dias, muitos profissionais da saúde alertam para a importância de se manter a mente ativa neste período de isolamento para assim evitar ao máximo os problemas decorrentes, como ansiedade e picos de depressão.

A psicóloga Veridiana Dagostin, listou ao Lance Notícias, alguns fatores fundamentais durante esse período.

– Manter o equilíbrio mental durante a pandemia está sendo uma das grandes preocupações dos profissionais da saúde. Temos dados alarmantes tanto dos países que já passaram pelas situações de maior vulnerabilidade e também já estamos acompanhando o desenho que os gráficos estão apontando aqui no Brasil. Assim como a doença física a doença mental traz danos irreversíveis a população – comenta.

Segundo ela, em meio a este momento que estamos vivendo, a mente como forma de defesa, assim como “quando uma lebre vê uma onça, seu instinto a faz correr”, nosso cérebro usa toda nossa energia e nos leva ao pânico para que possamos agir e correr o mais rápido possível do problema.

– Porém, sabemos que não vamos resolver a situação do dia para a noite e este processo de luta e fuga que fazemos durante todos os dias pode nos trazer prejuízos mentais. Por este motivo, podemos auxiliar nossa mente a passar de uma forma mais tranquila e não sofrer tanto ao impacto de vários dias em isolamento e com tantas preocupações – diz.

Os profissionais da saúde mental e a Organização Mundial de Saúde (OMS) trazem algumas importantes ações que auxiliam e ajudam a prevenir a saúde e tornam os dias mais leves.

– Muitos dizem que precisamos aproveitar o momento e olhar para nós mesmos, mas percebemos que na prática as pessoas estão com dificuldade de fazer isso e aqui vem a primeira, e acredito que fundamental ação, que precisamos ter no nosso dia. Não devemos ficar olhando redes sociais ou sites com informações que não sabemos que são verídicas. A imprensa está focada em passar dados coerentes e de fontes seguras. Opte sempre em pegar informações em sites ou noticiários conhecidos. Não compartilhe informações de lugares que você nunca teve acesso antes. Limite-se a buscar informações por alguns minutos do dia, o bombardeio de notícias faz com que aceleremos nosso pensamento e causa estresse e ansiedade – destaca ela.

Por isso, a orientação é que você esteja atendo aos seus sentimentos, o isolamento é social e não de emoções.

– Mantenha contato com pessoas que ama, aproveite as redes sociais para estar perto de pessoas que gosta. Tenha rotina diária, alimente-se bem, hidrate-se, mantenha um sono regular, se possível faça exercícios físicos, alongamento e meditação. Ouça músicas que gosta, se gostar de ler ou ver filmes aproveite para sair do meio das informações – diz.

Vale lembrar que muitos Psicólogos estão atendendo de forma online, não tenha receio de procurar auxilio caso não esteja se sentindo bem. Este momento é importante para cuidar da saúde física e mental.

Deixe seu comentário