Estudantes do IFSC de Xanxerê fazem vaquinha on-line para arrecadar dinheiro e ir para os Estados Unidos

9 de janeiro de 2019 14:49 | Comunidade , Lance Notícias , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Estudantes do IFSC de Xanxerê fazem vaquinha on-line para arrecadar dinheiro e ir para os Estados Unidos Foto: Divulgação

A equipe do IFSC Câmpus Xanxerê foi a vencedora da competição Garatéa-ISS, que permite que estudantes brasileiros participem do Programa de Experimentos Espaciais de Estudantes (tradução livre), que seleciona e envia experimentos de alunos, de 10 a 17 anos, para o espaço.

Neste ano, 4.2 mil estudantes, de 172 escolas, participaram da Garatéa-ISS. Após a primeira seleção, 61 propostas chegaram à reta final e três foram anunciadas como finalistas. Entre eles, está o projeto dos estudantes do Ensino Médio Técnico em Informática do IFSC: Roberta Debortoli, Renata Muller, Ricardo Cenci e Isabela Battistella. Os quatro foram coordenados pelos professores também do Câmpus Xanxerê. De Química, Andreia Weber e Victor Bernardes e, de Matemática, Daniel Ecco.

Mas, para participar do congresso, nos Estados Unidos, os estudantes precisam arrecadar um montante estimado em R$ 80 mil. Eles não recebem nenhum apoio financeiro para pagar a viagem e, por isso, precisam de ajuda.

– O projeto vencedor foi o nosso, que tem por objetivo testar o processo de filtração por carvão ativado na ausência de gravidade, por capilaridade. Nosso projeto será enviado para a Estação Espacial Internacional em junho de 2019, e após seu retorno nós seremos responsáveis por analisar os resultados, que serão apresentados em uma conferência em Washington onde representaremos o Brasil. É aí que você entra na nossa história, a oportunidade de realizar essa viagem é um sonho que só será realizado caso consigamos o apoio financeiro necessário para arcar com todas as despesas, já que não recebemos nenhum apoio financeiro dos realizadores do programa. Esperamos que possam nos ajudar a alcançar nossos objetivos – explicam os estudantes.

Para arrecadar o valor, eles criaram uma vaquinha on-line. Caso você pode ajudar, clique AQUI.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais