Estudantes do IFSC que conheceram a Nasa retornam de viagem nesta quinta-feira (11)

11 de julho de 2019 10:23 | Visualizações: 222
Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Estudantes do IFSC que conheceram a Nasa retornam de viagem nesta quinta-feira (11) Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (11), os estudantes do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) campus de Xanxerê retornam de viagem da Nasa, em Washington (EUA). Os estudantes Ricardo Cenci, Roberta Debortoli, Renata Muller e Isabela Battistella apresentaram um experimento que consiste na filtragem para que quem estiver no espaço possa tomar água potável. Isso já se pensando nas futuras viagens espaciais. O experimento é baseado no filtro de barro brasileiro.

Além dos estudantes, professores também participaram da Conferência. No projeto, os alunos e professores propuseram um sistema de filtração de água baseado na moringa, filtro de barro brasileiro. Este filtro tem o funcionamento baseado na gravidade, ou seja, é através dela que a água passa pela vela e é filtrada, sendo que o principal componente responsável pela filtração é o carvão ativado.

A integrante da equipe, Renata Muller, ressalta que por mais que as ciências espaciais sejam uma área não tão explorada regularmente, o resultado da equipe de Xanxerê mostra que esse sonho é possível.

– Temos muito orgulho de trazer destaque ao Oeste Catarinense em um concurso de ciências espaciais. É uma área muito pouco comum, mas considerada um sonho para muitos. E aprendemos muito, porque precisamos lidar com erros e achar um meio de fazer dar certo – diz.

O alunos e professores desembarcam da viagem no aeroporto de Chapecó.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais