Estudo do Rio Xanxerê visa a adequação de normas para construções

8 de novembro de 2017 13:54
Comunidade , Lance Notícias , Meio Ambiente , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Estudo do Rio Xanxerê visa a adequação de normas para construções Foto: Alessandra Bagattini/ Lance Notícias

Com o objetivo de adequar as leis federais para o município de Xanxerê, o vereador Vilson Piccoli, está propondo um estudo sobre o Rio Xanxerê e seus afluentes, para que as medidas que são impostas a respeito do limite de construções próximas a rios e áreas de vegetação sejam adequados a cidade.

De acordo com Piccoli fica inviável para cidades pequenas algumas normas, tendo em vista o Rio Xanxerê que corta o município e as construções que ao longo do tempo foram construídas ao seu redor.

“Enquanto não tiver esse diagnóstico o Ministério Público, engenheiros, arquitetos e os donos terrenos que vão construir, tem que seguir a legislação federal que determina, por exemplo, a distância que a construção tem que ter de rios e áreas de vegetação, como 30 ou 40 metros, que fica inviável nas cidades pequenas, como é Xanxerê ou as cidades que tem um rio que corta no meio e que no passado todo mundo queria ficar perto dos rios, com isso todo mundo acabou construindo pertos dos rios.

O diagnóstico possibilitará que o centro e os bairros tenham uma diretriz a ser seguida de acordo com as possibilidades de cada local.

“Nós precisamos desse diagnóstico que vai dar as diretrizes de cada cidade, com esse estudo Xanxerê vai poder ter especificado no centro e nos bairros, quantos metros do rio é o limite para ser construído, e também organizando as construções que já existem”, conclui.

Foto: Patrícia Silva/ Lance Notícias


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais