Estudo vai apontar a viabilidade de instalar uma UPA 24h em Xanxerê

2 de abril de 2019 11:18 | Visualizações: 596
Comunidade , Saúde , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Estudo vai apontar a viabilidade de instalar uma UPA 24h em Xanxerê Foto: Alessandra Bagattini/Lance Notícias

Um estudo é realizado em Xanxerê com o objetivo de apontar qual a viabilidade de manter o Pronto-Atendimento aberto. A ação ocorre após a realização da Audiência Pública que contou com o apoio e participação do Ministério Público por meio da 2ª Promotoria de Justiça.

As equipes devem se reunir nesta semana, onde vão debater sobre a possibilidade de se instalar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), em Xanxerê. De acordo com a secretária de Saúde, Irene Goralski, o material já está encaminhado.

– Essa semana vamos fazer uma reunião com a equipe que acompanhou a Promotoria nas visitas nas unidades, onde vamos mostrar a viabilidade de se instalar uma UPA, em Xanxerê. Já temos o material, mas precisamos pensar na legalidade e funcionalidade. Depois vamos ter uma reunião com o Conselho Municipal de Saúde para se ter futuras decisões. Hoje temos um atendimento de média complexidade, precisamos ver a questão de se manter depois e ver se Xanxerê comporta isso – cita.

Sobre a UPA

A UPA 24h faz parte da Rede de Atenção às Urgências. O objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu 192. Desta forma, a população terá uma melhoria no acesso, um aumento da capacidade de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

A UPA 24h oferece estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Se necessário o paciente poderá ser encaminhado para um hospital da rede de saúde, para realização de procedimento de alta complexidade.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais