“Eu escolhi isso”, conta engraxate que mantém tradição, em Xanxerê

29 de novembro de 2018 11:31 | Comunidade , Lance Notícias , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
“Eu escolhi isso”, conta engraxate que mantém tradição, em Xanxerê Fotos: Alessandra Bagattini/Lance Notícias

Ele é conhecido por todos e faz muito sucesso nas redes sociais. O Luiz Carlos Camargo, conhecido popularmente como Luizinho, é um dos xanxerenses que mantém a profissão de engraxate viva no município.

Luizinho comenta que escolheu a profissão com o objetivo de ganhar mais dinheiro, pois estava insatisfeito com a antiga profissão.

– Eu me dedico a ser engraxate, ganho pouco, mas é o dinheiro que tenho para sobreviver. Eu sempre trabalhei com ferragem e parei, porque ganhava muito pouco e resolvi me dedicar a isso – diz.

O xanxerense de 53 anos conta que aprendeu a ser engraxate com outros profissionais que se dedicavam a isso.

– Aprendi com as pessoas que faziam. Eu via como eles trabalhavam, pedi para aprender e eles me ensinaram. Uma vez eu tinha a cadeira, tinha tudo, hoje eu ando por toda a cidade para encontrar pessoas que queiram engraxar o sapato. É muito difícil encontrar pessoas que queiram.

Ele frisa que tem muitos amigos que o ajudam a encontrar clientes. Atualmente ele mora no pátio de um posto de combustíveis, de Xanxerê.

– Eu gosto do que eu faço e de viver assim. Tenho muitos amigos, bastante gente me conhece. Agora eu durmo no posto, lá eu tenho um colchão e um cobertor. Tenho muitos parentes, irmãos, mas vivo assim por escolha mesmo.

A cada trabalho realizado, Luizinho ganha R$ 5,00. Ele recorda que já chegou a morar em outras cidades, mas é de Xanxerê que ele gosta.

– Gosto de viver aqui e de ser quem eu sou. Tenho muitos amigos que me deixam feliz – conclui.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais