Evento Cores e Sons em Movimento tem grande adesão da comunidade

23 de setembro de 2018 15:51
Comunidade , Cultura , Evento , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Evento Cores e Sons em Movimento tem grande adesão da comunidade (Fotos: Alessandra Oliveira/Lance Notícias)

A Associação de Moradores do Centro e Bairro La Salle promove, neste domingo (23), a quarta edição do Cores e Sons em Movimento. O evento acontece na Praça Tiradentes e segue até às 19h com diversas atrações e apresentações artísticas e culturais.

Nesta edição, o evento recebeu verba do edital de linguagens, o que proporcionou que a associação promovesse três concursos, envolvendo mais ainda a comunidade.

Segundo Paulo Ferronato, presidente da Associação de Moradores, a grande aceitação e participação da comunidade vem para comprovar a eficiência dos investimentos em cultura.

“Isso comprova que quando há investimento na cultura por parte do poder público as coisas acontecem e isso também não acontece sozinho, acontece devido a parcerias e ao trabalho voluntário das entidades, da associação, dos associados, que faz com que o evento se torne grandioso, principalmente valorizando arte, cultura, o meio ambiente. Esse ano temos umas situações diferenciadas que são os concursos de desenho, poesias e jardins alternativos e isso tudo faz com que se valorize um ambiente como a Praça, que é público e que as pessoas muitas vezes acabam não vindo, não valorizando e temos que usar os ambientes públicos para a cultura”, comenta.

O coordenador do Departamento de Cultura, Diego Gonçalves, destaca a importância do edital de linguagens para incentivar eventos culturais na cidade.

“Esse edital veio somar com a comunidade, pois através do edital conseguimos disponibilizar recursos para a entidade e eles conseguiram desenvolver um belíssimo trabalho envolvendo escolas e toda a comunidade em geral e o Sesc que veio com a Feira de Ciências dele que agregou mais ainda. São dois eventos muito importantes que vieram só a somar e trazer a população para a Praça, que é difícil às vezes, mas percebemos que teve uma boa aceitação. Por isso da importância do edital de linguagens, para essas entidades conseguirem desenvolver suas ações”, destaca.

A novidade deste ano foram os concursos, sendo eles de jardins alternativos, desenhos e poesias. Escolas do município receberam R$ 200 para confeccionar jardins e o escolhido ao final receberá um prêmio de R$ 400. O ganhador do concurso de poesias será premiado com um tablet. Já o concurso de desenhos foi dividido em duas categorias, sendo de seis a 11 anos e de 11 a 15 anos. Ambos os vencedores das categorias irão ganhar uma bicicleta cada.

“O evento vem acontecendo desde 2015 e foi uma iniciativa da Associação de Moradores, justamente em um ano em que Xanxerê vivenciou o tornado, em que a motivação e auto estima da população estava baixa. A Associação resolveu promover um evento cultura, o primeiro evento foi bem empírico e simples, mas teve uma receptividade muito boa, tanto por parte da população quanto por parte dos expositores e quem participou. Isso é muito importante e gratifica e no ano que vem contamos com o apoio do Poder Público, das entidades, dos artistas, da comunidade, para que se crie uma tradição, que no início da primavera a gente consiga celebrar a vida, a natureza, a arte e a cultura”, conclui.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais