Exame de mamografia: mulheres aguardam em média um ano na fila de espera em Xanxerê

14 de agosto de 2017 10:18
Comunidade , Saúde , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Exame de mamografia: mulheres aguardam em média um ano na fila de espera em Xanxerê (Foto: reprodução/internet)

O exame de mamografia é uma das formas de se prevenir o câncer de mama. Ele é indicado para mulheres acima dos 40 anos. O Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.

Em Xanxerê, existem muitas mulheres na fila para a realização deste exame. De acordo com informações do Setor de Agendamento de Xanxerê, estão sendo chamadas mulheres que estavam agendadas para agosto de 2016.

“A fila está em um ano, estamos chamando mulheres que estavam agendadas para agosto de ano passado. Mas tem menos de mil mulheres na fila. Essas não são mulheres que não estão em situação de urgência ou em tratamento, é apenas para exames de prevenção”, comenta Marivone Moscon, coordenadora do Setor de Agendamento.

A expectativa é que até o fim deste ano, a situação seja normalizada, já que a cota para a realização dos exames aumentou.

“Antes a cota da Amai, permitia ser agendado 70 mulheres por mês, agora foi realizada uma avaliação, e a cota aumentou para 114 mulheres. Por meio disso, acreditamos que até o fim deste ano, a situação seja normalizada”.

Segundo a coordenadora, muitas mulheres que possuem a data para a realização do exame, não comparecem na consulta.

“Tem muitas mulheres que marcamos a mamografia e elas não comparecem no exame. Isso precisa ser destacado, porque precisa de conscientização. Vale destacar que quando a situação é urgente, nós já encaminhamos para atendimento”.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais