Excesso de chuva e calor afeta produção de hortifruti em Xanxerê

7 de janeiro de 2019 14:26
Agricultura , Comércio , Comunidade , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Excesso de chuva e calor afeta produção de hortifruti em Xanxerê Foto: Daniel Frozza

As condições climáticas registradas no mês de dezembro de 2018, estão resultando em danos à produção de frutas, legumes, verduras e grãos dos agricultores de Xanxerê.

O diretor da Cooperativa de Agricultura Familiar de Xanxerê, Jurandir Giachini, explica que a onda de fortes chuvas resultou em atraso na produção dos alimentos.

– Produtos como melancia, tomate, melão e morango já deviam estar sendo comercializados, mas em função das condições climáticas, o plantio está sendo realizado agora – pontua Jurandir.

Os produtores mais atingidos são os da agricultura familiar, que geralmente realizam o cultivo a céu aberto.

Segundo o produtor de hortaliças de Xanxerê, Daniel Frozza, as perdas ultrapassaram o estimado nos anos anteriores.

– Em função do excesso de Sol, nossa produção de hortaliças acabou sendo muito prejudicada. Estimamos uma perda de 40%, o que em comparação com os outros anos é mais elevada – observa.

De acordo com o produtor hortigranjeiros de Xanxerê, Ricardo Mezello, a instabilidade no clima sempre preocupa os agricultores.

– O Sol em excesso afeta a produção de produtos como morango e alface, porem muitas semanas de chuva afetam a colheita de grãos, que poderá ser observada quando iniciar a safra de milho – observa Ricardo.

A esperança dos agricultores para este ano de 2019, é que o tempo se estabilize, com Sol e pancadas de chuva no mínimo uma vez a cada semana.


Por: Direto da Redação

Deixe seu comentário

Saiba Mais