Existe desemprego porque falta qualificação, dizem especialistas

20 de julho de 2018 14:25
Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Existe desemprego porque falta qualificação, dizem especialistas O índice de desemprego é maior para pessoas entre 16 e 29 anos. (Foto: Divulgação)

A crise no mercado de trabalho atinge de forma desigual diferentes grupos sociais e regiões do Brasil. O índice de desemprego no país é maior para pessoas entre 16 e 29 anos, segundo dados do economista e especialista na área de recursos humanos há 25 anos, Celito Pandolfi.

O município de Xanxerê é um dos poucos que dispõem de vagas de emprego, mas, Pandolfi, ressalta que para essas vagas serem preenchidas, é necessário ter qualificação.

“Nós temos um problema grave, porque as pessoas estão esquecendo, que o funcionário precisa dar lucro para a empresa. Hoje, para arrumar emprego em Xanxerê é preciso ter qualificação, ou seja, precisa estar estudando, precisa atender bem, sempre buscar mais e ser melhor. Não adianta jogar culpa e falar que as empresas querem experiência, elas querem é conhecimento e uma boa qualidade na comunicação. Isso é possível por meio da leitura. É preciso que as pessoas comprovem na prática que querem o emprego”.

Segundo o economista, a principal dificuldade surge, pois, especialmente os adolescentes, tem trocado a sala de aula por redes sociais.

“As pessoas abandonaram o conhecimento, ou seja, trocaram a sala de aula pelas redes sociais. A empresa quer que a pessoa mostre para ela o que ela sabe fazer, é necessário ter algo para oferecer para a empresa”.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Xanxerê e secretário do Sindicato do Comércio Varejista dos Gêneros Alimentícios do Alto Irani (Sigavai), Edson Marció, ressalta que a falta de oportunidades de emprego, se dá pela dificuldade financeira que muitas empresas estão enfrentando.

“Na verdade, eu vejo, que a nossa agroindústria está passando por dificuldades, seja pelas questões de exportações, pelas questões financeiras, e isso causou um impacto na cadeia produtiva trazendo consequências, pois não se gera emprego e nem renda”.

Outro ponto em destaque, segundo Edson, é a falta de qualificação. “Eu vejo com uma grande preocupação a falta de preparo, principalmente, para estar absorvendo quando surge coisas novas ou oportunidades que ainda estão em aberto. Isso ocorre justamente porque as pessoas não conseguem oferecer aquilo que o contratante está exigindo. Falta qualificação sim, e, ela é um grande problema para nós brasileiros”, conclui.

 


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais